©Marvel Studios 2022. All Rights Reserved.

Ms Marvel | À conversa com elenco e equipa da série

A propósito da nova série Marvel Studios e Disney+, a Magazine.HD aproveitou para conversar com a equipa de “Ms Marvel”. Já começaste a ver a série?

“Ms Marvel” é a nova série original da Marvel Studios e já estreou, em exclusivo, na plataforma de streaming da Disney+ Portugal. Com seis episódios previstos para a primeira temporada (um por semana), a Magazine.HD não quis perder a oportunidade de conhecer um pouco mais dos bastidores desta série.

Destacando-se dos restantes títulos Marvel por colocar uma personagem nova no centro da história, “Ms. Marvel” tem como figura principal a primeira super-heroína muçulmana. Todos os detalhes do enredo foram pensados e trabalhados tendo em conta a sua cultura, uma forma de retrato única, mas sem nunca perder o ADN característico da Marvel Studios.

SUBSCREVE JÁ À DISNEY+

Numa conversa descontraída, que contou com o elenco, produtores, argumentistas e realizadores, tivemos oportunidade de saber mais sobre todo este processo e de como foi para a jovem Iman Vellani tornar-se uma super-heroína da noite para o dia. A jovem actriz, que até ao momento em que descobriu ser a escolhida para a nova série Marvel era aluna do secundário, é uma verdadeira fã das histórias da banda desenhada e não o escondeu nem por um momento.

Disney+ Marvel Studios
A nova série da MCU apresenta uma nova personagem, Kamala Khan © Marvel Studios 2022. All Rights Reserved

Mas talvez seja melhor começar pelo início. Sana Amanat é uma das produtoras executivas da série, ao lado de Kevin Feige, mas é a grande mente por detrás deste projecto. Sana refere que os testes para Ms Marvel começaram muito antes da televisão, com a banda desenhada em si. Para ela, o sucesso da história de “Ms Marvel” prende-se com o facto de ter “pessoas de origens diferentes, pessoas que nunca leram uma banda desenhada antes de entraram numa loja de banda desenhada pela primeira, e pelo que a história representa”. Apesar desta paixão clara pela história, a ideia no entanto de trazer a personagem aos ecrãs foi do próprio Feige, que apostou em Kamala para protagonista.

Lê Também:
Ms Marvel | As novas personagens do MCU

Para Feige, a resposta que nos dá quando perguntamos “Porquê a Kamala e Ms Marvel?” é muito simples… “Porque não?”. Para o homem responsável pelo fantástico MCU, o privilégio da Marvel é poder reinterpretar várias personagens fantásticas ao longo dos anos mas também apresentar novas caras para entrarem no imaginário dos fãs.

O que nos leva a Iman Vellani, uma estreante na representação mas não uma estranha à Marvel. Tendo recebido a possibilidade de casting através de uma mensagem de WhatsApp pela sua tia (sim, isso mesmo), Iman recorda com alguma graça o processo de submissão da audição,

“Eu enviei um currículo muito académico, o único que tinha com uma foto minha. E depois recebi as indicações para fazer a gravação da audição e eu sabia, eu sabia exactamente de que banda desenhada é que tinham tirado a história. E pensei, ok, isto é mesmo real. Eu não posso fazer isto. Eu estava a arranjar desculpas para mim mesma por ter medo de falhar. Mas depois, às 3h da manhã do dia de entrega, eu enviei a minha audição. Pensei que a Iman de 10 anos iria odiar-se a si mesma se eu nem tentasse. E dois dias recebo a chamada.

Perguntaram-se se tinha advogado, que queriam arranjar-me um voo até Los Angeles. E eu pensei, tenho um teste de matemática, mas ok. E claro, fui para Los Angeles com o meu pai. A melhor viagem da minha vida. Totalmente fã da ideia de conhecer Sarah Finn e Lewis D-Esposito, e a tirar o máximo partido de estar naquela sala porque não sabia se iria acontecer outra vez. Depois entrou a pandemia, eles enviaram-me um e-mail e disseram que eu estava na corrida e que tinham só de alinhar algumas coisas do lado deles. E eu só pensei… sim, e eu preciso de saber o que faço com a universidade do meu lado.”

Ms Marvel MCU
Iman Vellani estava a acabar o secundário quando recebeu a notícia do casting na série ©Marvel Studios 2022. All Rights Reserved.

Para os fãs da banda desenhada podem no entanto ficar com esta nota: a série live-action procura manter-se fiel à Ms Marvel dos livros. A personagem foi adaptada aos ecrãs por Bisha K. Ali, naquilo que ela descreve como um processo incrível e que se revelou um verdadeiro presente. Com Sana sempre presente no desenvolvimento, Bisha admite que houve alguns elementos novos adicionados a Kamala, com particular foco para vitalidade e contemporaneidade visíveis no ecrãs. E o primeiro impulso nunca foi focar nos poderes. Para Bisha o importante foi perceber como é que Kamala iria entrar neste mundo e histórias da Marvel Studios e dos live-actions da última década, e como é que poderia desenvolver a personagem a partir daí.

Lê Também:
Marvel | Personagens do MCU à beira de um ataque de nervos

Nos dias de hoje, claro que não passou ao lado da conversa o tema da representatividade, e o quanto este significa para “Ms Marvel” e as audiências. E, apesar da série poder ser considerada um passo diferente para a comunidade muçulmana e comunidade sul asiática, os actores asseguram que a série é mais do que representatividade.

Para Mohan Kapur, actor indiano e que entra na série como Yusuf Khan, o pai da protagonista, o importante é a história.

“A série não procura gritar dos telhados ‘Vejam-me. Estamos a falar de representatividade’. “Ms Marvel” é uma fantástica história de uma comunidade que tem muita diversidade étnica e que é culturalmente muito rica. E para mim, sendo dessa comunidade, penso que é uma oportunidade fabulosa, porque sabemos que isto é o universo Marvel a contar uma história do nosso meio. E para mim é algo muito bonito, e até subliminar, impresso em todas as cenas da série.

Esta série não é uma declaração política. É uma história de uma família, uma rapariga. Uma história de uma família numa terra que não é a deles, mas a que chamam casa. E isso é muito bonito.”

Na realização a nova série da Marvel optou por novos nomes, muito ligados à cultura representada em “Ms Marvel”. A dupla Adil El Arbi foi responsável por alguns episódios, mas dividiram os créditos da temporada com Bilal Fallah, Sharmeen Obaid-Chinoy e Meera Menon. No entanto, foi para Adil e Bilall que houve uma maior surpresa. Conhecidos por trabalhos com um grau de violência maior, a dupla não se inibiu de referir que sempre sonhara em trabalhar com a Marvel. Por entre brincadeiras referiam sempre que o projecto teria de ser com uma personagem muçulmana, mas sem saber que realmente já existia um super-herói do género. Quando descobrir Kamala, a decisão foi bastante fácil para Adil.

“Nós apaixonámo-nos por Kamala Khan, o seu mundo, a sua personagem. Nós somos marroquinos belgas, por isso quando tínhamos 15, 16 anos também andávamos à procura da nossa identidade, do nosso lgar no mundo. Será que somos marroquinos muçulmanos? Somos belgas? Sentimos relação com essa crise de identidade da Kamala Khan. E depois conhecemos Kevin Feige e reforçámos a ideia que queríamos fazer parte do projecto e conseguimos convencê-lo.”

Ms Marvel MCU
“Ms Marvel” faz história ao ser a primeira série com foco na comunidade sul asiática ©Marvel Studios 2022. All Rights Reserved.

Ao longo da série, a equipa e elenco reforçam que nada foi deixado ao acaso. A cultura representada na família de Kamala, os detalhes da decoração da sua casa, e até os detalhes do guarda-roupa são todos tributos à cultura da personagem. a equipa foi ao limite de escolher a dedo todas as músicas da banda sonora a dedo, para imprimir na série da Marvel o verdadeiro espírito e cultura muçulmana e sul asiática. Mas nada melhor que ir acompanhando os novos episódios para entrar neste novo mundo da MCU.

Com um elenco que reúne Iman Vellani, Aramis Knight, Saagar Shaikh, Rish Shah, Zenobia Shroff, Mohan Kapur, Matt Lintz, Yasmeen Fletcher, Laith Nakli, Azhar Usman, Travina Springer e Nimra Bucha, “Ms Marvel” está disponível na plataforma da Disney+ Portugal dese 8 de junho.

“Ms Marvel” da Marvel Studios, é uma série original que apresenta Kamala Khan, uma adolescente americana muçulmana que cresceu em Jersey City. Uma jogadora ávida e escritora voraz de fan-fiction, Kamala é uma mega fã de super-heróis com uma imaginação enorme – particularmente quando se trata da Capitão Marvel. Contudo, Kamala sente que não se encaixa na escola e, às vezes, até em casa — pelo menos até ganhar superpoderes como os heróis que sempre admirou. A vida melhora com superpoderes, certo?

O que pensas do protagonismo dado a novas personagens dentro da MCU?

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 3063 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.