© National Geographic

National Geographic assinala 75 anos do final da 2ª Guerra Mundial

O National Geographic reuniu uma programação especial para maio. Ao todo serão exibidos 13 documentários sobre a 2ª Guerra Mundial.

Em maio, o National Geographic assinala os 75 anos do final da Segunda Guerra Mundial. Com uma programação especial, que irá incluir 13 documentários, o canal irá oferecer novas visões sobre a Segunda Guerra Mundial e a vitória dos Aliados. Uma época histórica, o final da Guerra ficou marcado pela rendição da Alemanha e Itália em maio de 1945, embora a Grande Guerra apenas tenha terminado em setembro do mesmo ano, com a rendição do Japão.

Por forma a assinalar esta data memorável, o National Geographic reservou as quintas-feiras do mês de maio para a exibição dos documentários (dois deles uma estreia no canal), sempre a partir das 23h00. Aqui, destacamos quatro dos principais documentários que serão exibidos de 7 a 28 de maio.

Lê Também:
Segunda Guerra Mundial | Os melhores filmes sobre o conflito

“HERÓIS DOS CÉUS: A OITAVA FORÇA AÉREA DOS EUA”

ESTREIA: Quinta-feira, dia 7 de maio, às 23h00

No documentário “Heróis dos Céus: A Oitava Força Aérea dos EUA” vai ser possível ficar a conhecer, em primeira mão, a história dos aviadores que mudaram a sorte dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial, conhecidos como a Oitava Força Aérea dos EUA. Através de filmagens nunca antes vistas, vai ser possível entrar no cockpit dos aviões que destruíram a força aérea ameaçadora de Hitler: a Luftwaffe. Estes aviadores levaram a cabo as mais perigosas missões, lançando bombas sobre o Terceiro Reich anunciando a sua chegada à Alemanha com milhares de ataques a pilotos nazis.

Segunda Guerra Mundial
© National Geographic

“OS ASSASSINOS ADOLESCENTES DE HITLER”

Emissão: Quinta-feira, dia 14 de maio, às 23h00

Neste documentário observamos o comportamento da juventude hitleriana: eles cresceram durante o regime nazi, juraram as suas vidas a Hitler, e eram fanáticos que não olhavam a meios. Eram 20.000 adolescentes que formavam a 12ª Divisão SS Panzer (as forças armadas alemãs). Estes soldados, colocados em França para fazer frente à invasão aliada, semeavam o terror e a destruição à sua passagem. Vários arquivos históricos e testemunhos de sobreviventes contam-nos esta história.

“INSUBMERSÍVEL: O NAVIO DE BATALHA PERDIDO NO JAPÃO”

ESTREIA: Quinta-feira, dia 21 de maio, às 23h00

O documentário “Insubmersível: O Navio de Batalha Perdido no Japão”, da premiada equipa da Vulcan Productions, acompanha a fantástica aventura de 8 anos liderada pelo co-fundador da Microsoft, Paul G. Allen, na tentativa de localizar o local de descanso final do super navio de guerra japonês, o IJN Musashi. Em 1944, com o resultado da Segunda Guerra Mundial em jogo, o Japão contava com uma arma secreta sobre a qual os americanos nada sabiam. Com 72 mil toneladas, o Musashi foi o maior e mais poderoso navio de guerra alguma vez construído, considerado pelos japoneses como inafundável. Mas, numa das principais batalhas, o impensável aconteceu e o enorme navio afundou. Décadas após o naufrágio, a equipa de Allen partiu para encontrar o que resta dele.

Lê Também:
Dunkirk, em análise

“A ÚLTIMA TENTATIVA DE HITLER 2”

Emissão: Quinta-feira, dia 28 de maio, às 23h00

Esta série acompanha algumas das mais dramáticas batalhas que marcaram o último ano da 2.ª Guerra Mundial, revelando as decisões desesperadas de Hitler no sentido de tentar inverter aquilo que seria a derrota do seu ideal e da Alemanha. Os seis episódios desta série retratam alguns dos mais marcantes momentos deste conflito como a libertação da zona portuária de St. Malo pelo exército americano; o plano das forças aliadas com o general Bernard Montgomery para pôr fim à guerra em 1944; a operação Market Garden, uma das maiores operações aéreas de todos os tempos; a reconquista do porto de Antuérpia ou o esforço do exército dos Aliados para se posicionarem ao longo do rio Reno e invadirem a Alemanha nazi.

És um(a) apaixonado(a) pela história mundial? 

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 2584 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.