Neil Young demorou 22 anos para lançar este álbum
Um dos mais aclamados cantores, Neil Young, demorou mais de duas décadas para lançar um álbum e agora sabe-se o porquê.
Quando era novo, Neil Young contraiu poliomielite que o deixou paralisado no lado esquerdo do corpo. Esse talvez fosse um entrave à vida do jovem Young, mas, em vez disso, o artista focou-se ao máximo e tornou-se o ‘Padrinho do Grunge’, como é carinhosamente chamado. Ora, nos seus tempos de escola, a música de Elvis Presley tornou-se a maior influência para o cantor, levando-o a seguir uma carreira na indústria.
Já nos anos sessenta, Neil Young preferiu abandonar os estudos para se juntar a um grupo musical, seguindo-se outras participações com outras bandas. Mais tarde, o cantor decidiu seguir uma carreira a solo, tornando-se também um aclamado letrista. Ao longo dos últimos sessenta anos, Young lançou cerca de cinquenta álbuns, classificando-se como um dos melhores guitarristas de sempre. No entanto, um dos discos do artista demorou mais de duas décadas a ser lançado.
Neil Young demorou 22 anos para lançar “Toast”
Lançar quase cinquenta álbuns em seis décadas de carreira, significa que Neil Young publicou um disco quase em cada ano da sua existência como cantor. Mais recentemente, por exemplo, o artista lançou “Oceanside Countryside“, uma obra com temas perdidos. No entanto, houve um projeto que o cantor preferiu deixar na gaveta por mais de duas décadas. Trata-se de “Toast”, o disco publicado em 2022. Mas, na verdade, a obra estava pronta desde 2000, tendo sido gravada com a banda Crazy Horse.
Na altura, Neil Young estava a passar um período conturbado do seu casamento. Além disso, as letras dos temas tinham um tom triste, o que impedia o cantor de ouvir as suas próprias canções. Numa entrevista sobre o álbum, o artista referiu “eu sabia que ‘Toast’ era ótimo. (…). Eu sabia que sairia um dia. Quer dizer, nós finalizámos o álbum, percebe? Nós importámo-nos o suficiente para terminá-lo. Então isso já diz alguma coisa. Mas simplesmente não parecia importante que fosse lançado naquela época”.
Uma vez que Neil Young não se sentia preparado para lançar o álbum, este ficou guardado ao longo de 22 anos, saindo posteriormente como uma obra de arquivo. No entanto, o disco ainda reflete o momento sombrio atravessado pelo cantor. Mas, uma coisa é certa… a genialidade de Young não envelheceu nem passou de moda.
És fã de Neil Young? Já ouviste o álbum “Toast”?