© Netflix

Netflix amplia oferta para surdos e hipoacústicos

A propósito do último Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade, a Netflix anunciou a ampliação da sua oferta de legendas para surdos e hipoacústicos, bem como descrições áudio, em mais de 20 idiomas.

O anúncio foi feito por Heather Dowdy, Diretora de Acessibilidade na Netflix, no passado sábado, dia 21 de maio, data em que se celebrou o Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade. Enquanto filha de pais surdos, Dowdy, partilhou a sua motivação para o crescimento deste projeto:

Para mim, que cresci no sul de Chicago, não havia nada como um serão no Cadillac Palace Theatre […] Lembro-me bem dos detalhes dessa clássica casa do entretenimento, porque era lá que eu e a minha família assistíamos a atuações especiais em linguagem gestual. Sou filha de pais surdos e tive o privilégio de ver o mundo através da perspetiva dos meus pais e da comunidade surda em que fui criada. Isso inspirou-me a tentar replicar em todas as nossas experiências uma noite no Cadillac Palace Theatre.”

Lê Também:
Netflix em Maio | O regresso de Stranger Things

A partir de maio e até 2023, a oferta de audiodescrição e de legendas da Netflix será alargada a mais idiomas, incluindo espanhol, português e francês. Assim, já poderás encontrar novos crachás em séries e filmes que contenham descrição áudio e legendas para surdos e hipoacústicos online e em dispositivos iOS para facilitar a descoberta das histórias adequadas a cada necessidade.

Durante décadas, o acesso das pessoas ao entretenimento foi determinado pelo lugar onde viviam e pelo respetivo idioma, o que significava que quem precisasse de audiodescrição ou de legendas descritivas só poderia desfrutar de uma história se ela tivesse sido criada no seu idioma,” explica a Diretora da Acessibilidade de Produto

Ainda neste âmbito, a plataforma de streaming apresenta a sua primeira coleção “Celebração da deficiência com inclusão,” criadas por e com pessoas com deficiência, motivando-as a sair do seu nicho e a entrarem na cultura predominante. A coleção é composta por mais de 50 séries e filmes com personagens e histórias sobre pessoas que vivem com deficiências.

VIDEO | SABE MAIS SOBRE HEATHER E O SEU TRABALHO NA NETFLIX

O que pensas desta iniciativa? 

Inês Serra

Cresci a ir ao cinema, filha de pais que iam a sessões duplas...Será genético? Devoro livros e algumas séries. Fã incondicional do fantástico e do sci-fi. Gostaria de viver todos os dias com o mote Spielbergiano - "I dream for a living"

Inês Serra has 880 posts and counting. See all posts by Inês Serra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.