Netflix | Squid Game está a ser investigado pelas autoridades e esta é a razão
A segunda temporada de “Squid Game” pode ter colocado a série em apuros. A continuidade na Netflix pode estar comprometida neste país.
Sumário:
- A série sul coreana “Squid Game” tornou-se viral desde a primeira temporada e a segunda parte não foi excepção;
- Os novos episódios da produção têm sido amplamente elogiados pela maioria das pessoas;
- Recentemente descobriu-se que a série possivelmente faz referências à guerra do Vietnã e o respetivo governo está a avaliar a situação para agir em conformidade.
“Squid Game” deixou os subscritores da Netflix à beira do sofá, desde 2021, ano em que chegou à plataforma de streaming. Foi um sucesso imediato que se tornou viral nas redes sociais pela sua premissa violenta: um grupo de pessoas que precisam de dinheiro participam em jogos de vida ou morte para alcançarem a riqueza. É uma crítica social ao capitalismo, mas sobretudo à ganância humana.
A primeira temporada da produção original de Hwang Dong-hyuk rapidamente alcançou a fama mundial tornando-se a série mais vista em 90 países, em apenas 10 dias. A terceira temporada também já foi anunciada. No entanto, há algo que pode colocar em risco a sua continuidade na Netflix.
Embora o sucesso continue a ser enorme, a série está atualmente a ser investigada pelas autoridades do Vietnã após se aperceberem de possíveis referências à guerra do Vietnã. De acordo com o Korea Times muitos espetadores se aperceberam da situação e acusaram a produção de glorificar a participação de soldados sul-coreanos no conflito.
A mesma fonte explica que o Departamento de Cinema do Vietnã está a analisar o conteúdo da segunda temporada para a confrontar com as leis cinematográficas do país. “Se se concluir que a série viola os regulamentos, trataremos do assunto de acordo com a lei”, frisou a entidade.
“Squid Game” enfrenta nova polémica que pode colocar em risco a sua continuidade na Netflix
O momento exato em que a série faz referência à guerra do Vietnã acontece no episódio 5, quando uma das personagens explica porque foi parar à guerra. “O meu pai queria que eu me tornasse um homem de verdade”, diz o jovem. Acrescenta também que o pai era um veterano da guerra, ao qual outro personagem responde que deveria então ser um “homem honrado”.
A situação pode colocar em causa a continuidade da série na Netflix do Vietnã. Vários espetadores vietnamitas queixaram-se do diálogo da obra deixando comentários online como: “A Coreia do Sul exige desculpas e reparações do Japão pelo domínio colonial, mas vangloria-se do seu envolvimento militar no Vietname”.
Esta não é a primeira polémica da série da Netflix. Anteriormente, “Squid Game” foi alvo de críticas por contratar um ator ciscgénero para interpretar uma mulher transsexual. Também a própria violência da narrativa foi criticada e impediu alguns espetadores de a verem, mas isso foi algo já arrastado da primeira temporada.
A terceira temporada de “Squid Game” está prevista para chegar à Netflix em 2025. O que achas das polémicas em que a produção está envolvida?