New York Film Festival | Cinema português em destaque

 

O New York Film Festival (NYFF)  já começou e, com exceção de “A Ponte de Espiões” de Steven Spielberg e “The Walk” com Joseph Gordon-Levitt, o festival não irá estrear nenhum grande candidato aos Óscares. Paralelamente, Nova Iorque irá dedicar parte da programação a Manuel de Oliveira e a Miguel Oliveira.

A trilogia “As Mil e Uma Noites” de Miguel Gomes estreou no Festival de Nova Iorque no dia 30 de setembro, com a presença do realizador durante a exibição do primeiro filme, “O Inquieto“. Seguiu-se “O Desolado” e “O Encantado”, nos dias seguintes, sempre com a presença do cineasta.

As produções de Miguel Gomes, exibidas em anteestreia em Cannes, foram bem recebido pela crítica e “O Desolado” é o candidato português a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro.

Relativamente a Manoel de Oliveira, o seu último título, “Visita ou Memórias e Confissões”, será exibido a 4 de outubro. O filme, que o realizador tinha determinado a sua divulgação após a sua morte, foi rodado em 1982.

Lê também: Antevisão dos Óscares | O ano dos papéis femininos?

steve jobs
“Steve Jobs” de Danny Boyle

New York Film Festival encerra a primeira vaga de festivais – que inclui Veneza, Toronto e Telluride – com poucas surpresas quanto às exibições. Depois de os grandes candidatos aos prémios da Academia terem estreado nos festivais anteriores – “Carol” em Cannes e “The Danish Girl” em Veneza, por exemplo – quais os filmes que estarão em destaque em NIFF?

O biopic “Steve Jobs“, que tinha estreado em Telluride, volta a ser exibido em Nova Iorque. No primeiro festival apenas foi apresentada a versão não acabada do filme realizado por Danny Boyle, logo “The Big Apple” irá apresentar o projeto finalizado como a estreia mundial, sendo a principal atração.

Lê Também:   Emily Blunt vai fazer parte do próximo filme de Steven Spielberg

Consulta ainda: Óscares 2016 | A corrida já começou. Quem se destaca na frente? (Parte I)

a ponte dos espiões
“A Ponte dos Espiões”, de Steven Spielberg

O único potencial candidatos aos Óscares que irá estrear mundialmente em NYFF é “A Ponte dos Espiões“. O filme da Disney/DreamWorks acompanha a história de James Donovan (Tom Hanks), um advogado de Brooklyn que se encontra encurralado no centro da Guerra Fria, quando a CIA envia-o numa tarefa quase impossível para negociar a libertação de um piloto Americano U-2 que foi capturado.

the walk
“The Walk”, com Joseph Gordon-Levitt

The Walk” irá ser apresentado em Nova Iorque na noite de abertura do festival – momento que tem sido uma abertura de alguma potencialidade: “Gone Girl” já ocupou essa noite no ano passado. O filme de Robert Zemeckis conta a história da travessia do World Trade Center num arame efectuada por Philippe Petit em 1974.

Lê Também:   Emily Blunt vai fazer parte do próximo filme de Steven Spielberg

Vê também: Será Telluride Film Festival uma antevisão aos Óscares?

Além destes títulos já abordados, irão ser apresentados diversas longas metragens que estão à espera de conseguir um distribuidor a tempo de entrar na corrida aos prémios. Entre eles estão incluídos “Where To Invade Next“; “The Man Who Knew Infinity” com Jeremy Irons e Dev Patel; e “The Dressmaker” com Kate Winslet e Liam Hemsworth.

O último filme que estreou no Festival de Cinema de Nova Iorque — “Birdman” – arrecadou quatro Óscares. Na 53º edição deste festival, há vários filmes que tentam seguir o mesmo caminho que a produção de Alejandro González Iñárritu. O New York Film Festival termina a 11 de outubro. 

 



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *