Nicolau Breyner, 1940-2016

Nicolau Breyner, uma das caras mais conhecidas da televisão e cinema, morreu hoje na sua casa em Lisboa, aos 75 anos de idade, vítima de ataque cardíaco. Estava a filmar actualmente ‘A Impostora’, uma nova telenovela da TVI e preparava mais projectos de cinema.

Nicolau Breyner

Nicolau Breyner tem uma carreira de mais cinco décadas nos ecrãs e palcos, onde fez teatro, cinema e televisão. Além de actor, foi produtor, realizador e argumentista de cinema e televisão. Como actor fez cerca de meia centena de participações no cinema, em filmes de cineastas nacionais e estrangeiros de diversas gerações, como Augusto Fraga, Perdigão Queiroga, Henrique Campos, José Ernesto de Souza, Herlander Peyroteo, Artur Semedo, Luís Galvão Teles, Fernando Lopes, Jorge Paixão da Costa, António Pedro Vasconcelos, Joaquim Leitão, Leonel Vieira, Mário Barroso, João Botelho, Roberto Faenza, e Bille August.

Vê Trailer de Os Imortais

Uma das suas participações mais recentes foi em Comboio Noturno Para Lisboa, adaptação do livro homónimo de Pascal Mercier, estreado em 2013. Recebeu três Globos de Ouro para Melhor Ator, com Kiss Me (2004), O Milagre Segundo Salomé (2004) e Os Imortais (2003).

Vê Trailer de Virados do Avesso

Como realizador de cinema Nicolau Breyner estreou recentemente a comédia 7 Pecados Rurais, (2013), os os filmes de acção e suspense A Teia do Gelo (2012) e Contrato (2009) e foi produtor de Virados do Avesso (2014).

JVM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *