NOS Primavera Sound 2016 | Os 5 concertos que não podes mesmo perder no primeiro dia

O NOS Primavera Sound arrancou ontem com um ensaio geral no Passeio das Virtudes, mas a abertura oficial está marcada para esta quinta-feira. As portas abrem às 16h, e embora o dia não privilegie as sobreposições de horários,  aqui vamos dar-te algumas sugestões sobre o que podes ouvir e ver no Parque da Cidade do Porto.

Geralmente o primeiro dia de cada edição do NOS Primavera Sound não costuma ser tão preenchido quanto os dois dias seguintes. Mas este ano, com o alinhamento de constelações que colocam um delicioso feriado a uma sexta-feira, não há desculpa para abandonar o recinto mais cedo. É que dois dos principais destaques – Parquet Courts e Animal Collective – só entram em cena já madrugada adentro.

Wild Nothing | Palco Super Bock –  18h50

Wild-Nothing

As hostes do NOS Primavera Sound 2016 são abertas às 17h00 com os portugueses Sensibel Soccers. Logo a seguir, no mesmo palco, entram os Wild Nothing com a apresentação do seu mais recente álbum “Life of Pause”. Com um leve shoegaze combinado com um dream pop a fazer lembrar  Beach House – que entram no Palco NOS amanhã -, a banda liderada por Jack Tatum  traz na bagagem os aclamados álbuns “Gemini” e “Nocturne”, mas também um conjunto de novos temas que ajudam a cimentar a identidade musical destes Wild Nothing.

Deerhunter | Palco NOS – 20h00

main

Dez anos depois de lançarem o seu álbum de estreia homónimo construído à base do noise pop, os Deerhunter continuam a experimentar novas sonoridades. O seu mais recente álbum, “Fading Frontier”, seguidor de “Monomania”, é um trabalho mais sonhador, a piscar o olho a algumas composições do anterior “Halcyon Digest” (de 2010). Com seis álbuns editados, os Deerhunter prometem apresentar um melting pot de sonoridades ideais para acompanhar um pôr-do-sol nortenho.

 

Sigur Rós| Palco NOS – 22h20

Sigur_Ros

Saltar Julia Holter não fica bem a ninguém que toma a responsabilidade de criar uma lista deste género, mas nós não temos culpa de a qualidade do cartaz não caber numa seleção de cinco concertos. Saltemos, portanto, para os cabeças de cartaz do dia – os islandeses Sigur Rós. Temas emblemáticos da banda serão entoados quando as estrelinhas iluminarem o céu do Parque da Cidade e, se tivermos sorte como o pessoal de Barcelona, ainda podemos sair de lá com uma ou outra música nova no ouvido.

Parquet Courts | Palco Super Bock – 00h00

parquet-courts

Os Parquet Couts chegam ao Porto com a intenção de acenar a bandeira do que eles próprios chamam de punk americana, uma mistura de raízes e energia visceral que começou a ganhar forma no seu álbum de estreia “Light Up Gold”. O último álbum “Human Performance”, editado em abril deste ano, é já considerado por muitos como um dos melhores registos musicais de 2016. Se a eletricidade das melodias for corretamente transferida para o público através desse super-condutor que é o ar que se respira no Parque da Cidade, é provável que o concerto nunca mais nos saia da cabeça.

Animal Collective | Palco NOS – 1h10

screen-shot-2015-11-25-at-1-06-08-pm

Quatro anos após “Centipede Hz”, os Animal Collective  – ou o super-grupo Animal Collective – voltaram a estúdio para mostrar as mutações sonoras que são capazes de fazer. “Paiting With”, não só é o álbum onde está contido o viciante “FloriDada”, mas também um disco de uma energia ímpar, onde o psicadélico se mistura com o folk, e há um recheio saboroso de colaborações de luxo (John Cale e Colin Stetson juntam-se a Avey Tare, Panda Bear, Deakin e Geologist).  A loucura ideal para um início de madrugada.

 

O NOS Primavera Sound 2016 está no Parque da Cidade do Porto entre hoje e o próximo sábado. PJ Harvey, Beach House, Brian Wilson ou Air são alguns dos nomes em destaque. 


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *