NOS Primavera Sound 2016 | Os 5 concertos que não podes mesmo perder no terceiro dia

Para memória ficam Brian Wilson, os Beach House, PJ Harvey e os Parquet Courts. Mas o NOS Primavera Sound 2016 ainda tem em Air, Car Seat Headrest ou Explosions in the Sky a oportunidade de reescrever a memória o festival. 

Linda Martini | Palco NOS –  17h55

2015_promocionais_artistas_linda_martini

O terceiro dia será porventura o menos concorrido da edição deste ano do NOS Primavera Sound. Ainda assim, justifica-se chegar cedo para ver os portugueses Linda Martini que abrem o Palco NOS ainda durante a tarde. Com uma carreira feita junto de um público devoto das opções musicais que a banda tomou, o grupo tem construído um legado desde 2004, com EPs e álbuns que traçam um cunho único à banda de André Henriques, Cláudia Guerreiro, Hélio Morais e Pedro Geraldes.

Car Seat Headrest | Palco Pitchfork – 21h15

carseatheadrestpress

É talvez aquela que pode ser considerada a aposta de maior risco-benefício desta edição do NOS Primavera Sound e também um piscar de olho ao futuro. Através da perseverança e do lançamento de mais de uma dezena de disco no seu Bandcamp, o jovem Will Toledo conseguiu chamar a atenção da Matador Records e, consequentemente, de um bom número de ouvintes que puderam ficar viciados na sua habilidade em reintrepertar a receita de bandas como Yo La Tengo, Pavement e Guided By Voices. O mais recente álbum dos Car Set Headrest (agora em modo banda) é um dos melhores trabalhos de 2015. A olhar com atenção no futuro.

Air | Palco NOS – 22h30

air-french-band-021

Os cabeça-de-cartaz do último dia são os franceses Air, que não trazem ao Parque da Cidade um álbum de originais, mas sim uma antologia, “Twentyears”, composta pelas suas canções mais emblemáticas lançadas ao longo dos seus 20 anos de carreira. Não faltarão clássicos como “Sexy Boy” ou “Cherry Blossom Girl” do seu disco de estreia, “Moon Safari”, e esperemos que também não se esqueçam do recreio do amor e entoem aos ventos a melodia de “Playground Love”, que fez parte da banda sonora do filme de Sofia Coppola, “Virgens Suicidas”

Explosions in the Sky | Palco Super Bock – 23h50

48110_web.ae_.4.9.coachella.explosionsinthesky.picao_

Com uma capacidade sobrenatural para transformar o post-rock em complexas malhas sonoras, atmosferas shoegaze e guitarras ardentes, ninguém questiona o lugar dos Explosions In The Sky como grandes guardiões do rock instrumental contemporâneo. Trazem hoje ao NOS Primavera Sound temas de “How Strange, Innocence”, “All Of Sudden I Miss Everyone”,  “Take Care, Take Care, Take Care” de bandas sonoras de filmes como como “Lone Survivor” (nem imaginam quão nos arrepiamos a ouvir “Waking Up”), “Prince Avalanche” e “Manglehorn”. Em 2016 editaram “The Wilderness”, que vão apresentar hoje no Parque da Cidade do Porto.

Moderat | Palco NOS – 1h00

rendition=moderat16x9.jpg

O NOS Primavera Sound 2016 encerra hoje com os ritmos contagiantes dos alemãos Moderat, que resultam da fusão dos Modeselektor e Apparat, uma superbanda de tecno alemã e um dos projectos mais representativos do som de Berlim. Com dois álbuns publicados, em 2009 e 2013, o trio apresenta agora o seu terceiro trabalho, uma nova incursão a esse ecossistema sintético que eles próprios criaram.

 

O NOS Primavera Sound encerra a edição de 2016 no Parque da Cidade do Porto hoje. Passaram pelo festival nomes como PJ Harvey, Beach House, Brian Wilson ou Sigur Rós 


 

Daniel E.S.Rodrigues

Sonho como se estivesse num filme de Wes Anderson, mas na verdade vivo no universo neurótico de Woody Allen. Sou obcecado pela temporada de prémios, e gostaria de ter seguido a carreira de cartomante para poder acertar em todas as previsões dos Óscares, Globos de Ouro (da SIC), Razzies, Troféus TV7 Dias e Corpo do Ano Men's Health. Mas, nesse universo neurótico e imperfeito em que me insiro, acabei por me tornar engenheiro. Sigam-me no Instagram para mais bitaites sobre Cinema, Música, Fotografia e outras coisas desinteressantes.

Daniel E.S.Rodrigues has 585 posts and counting. See all posts by Daniel E.S.Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *