Filme baseado numa história verídica já está entre os mais vistos da Netflix a nível mundial
Apesar de não estar no topo do ranking, “Number 24” está, pouco a pouco, a escalar posições na lista dos filmes mais vistos da Netflix tanto em Portugal como a nível mundial.
Sumário
- “Number 24”, de John Andreas Andersen, estreou a 1 de janeiro e já ocupa o oitavo lugar em Portugal e o nono globalmente, destacando-se como o primeiro grande filme da Netflix em 2025;
- Baseado na história verídica de Gunnar Sønsteby, herói da resistência norueguesa na Segunda Guerra Mundial, o filme está a conquistar os assinantes;
- Apesar de ainda sem avaliação crítica no Rotten Tomatoes, o público atribuiu 95%, elogiando a narrativa patriótica e emocionante.
“Nr. 24” ou “Number 24” é o mais recente filme que está a fazer sucesso na Netflix. Embora não tenha destronado a produção atualmente mais vista, a verdade é que ocupa neste momento o oitavo lugar em Portugal e o nono a nível global, mostram os dados do FlixPatrol.
Lançado a 1 de janeiro, a longa-metragem de John Andreas Andersen (“O Terramoto”) demorou quase duas semanas para entrar no Top 10 da plataforma de streaming. No entanto, desde esta segunda-feira, 13 de janeiro, começou a subir e deverá mesmo escalar mais alguns postos. Já é considerado por muitos como o primeiro grande filme da Netflix em 2025.
Eis o grande enredo de Number 24
Inspirado na história de Gunnar Sønsteby, o soldado mais condecorado da Noruega, o filme transporta-nos para o início da Segunda Guerra Mundial. Após a invasão de Oslo pelos nazis em abril de 1940, Sønsteby (Sjur Vatne Brean – “Radebank”), enfrenta uma escolha impossível: aceitar a ocupação alemã ou lutar pela liberdade do seu país.
Optando pela resistência, Sønsteby lidera um grupo de combatentes que realiza atos de sabotagem e enfrentam grandes sacrifícios para enfraquecer a máquina de guerra nazi. Desde explosões estratégicas a confrontos diretos, o filme retrata o heroísmo e as escolhas dolorosas enfrentadas pelos protagonistas.
O que diz a crítica?
No Rotten Tomatoes ainda não tem avaliação dos críticos. Porém, no que diz respeito a classificação atribuída pela audiência, esta é bem auspiciosa: uns impressionantes 95%.
“O realizador cria uma imagem sobretudo patriótica de um homem exclusivamente dedicado ao dever. É uma abordagem intransigente que, muitas vezes, torna o filme emocionante, mesmo através de uma lente estreita”, pode ler-se na crítica do Roger Ebert.
“Número 24 retrata de forma poderosa a luta heróica de Gunnar Sønsteby pela liberdade durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar de alguns problemas iniciais com a montagem, o filme consegue transmitir a mensagem sem comprometer a história”, destaca por sua vez o Ready Steady Cut.
És fã de filme sobre a Segunda Guerra Mundial? Qual o teu preferido?