© Miguel Bonneville e Miguel Cardoso

FITEI | O Primeiro Sol chega ao espaço da Mala Voadora

O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica está de volta e traz consigo a estreia do espetáculo “O Primeiro Sol”.

Inserida na 45ª edição do FITEI, a estreia de “O Primeiro Sol” será um momento único. Trata-se de um acontecimento que ocupará o exato período em que a luz da estrela solar se encontra ausente dos céus. Com uma duração de 9 horas e 36 minutos, este espetáculo decorrerá no espaço da Mala Voadora, no dia 13 de maio, entre as 20:43 e as 06:19.

Este é o primeiro ato de um projeto desenvolvido por Miguel Bonneville e Sofia Dinger, e que terá uma continuidade pelos próximos 12 anos. Trata-se da primeira colaboração entre estes dois artistas, e que teve como principal inspiração “A Gaivota“, de Anton Tchekov. Nesta peça, Bonneville será Treplev, um aspirante a escritor, e Dinger dará vida a Nina, uma mulher que ambiciona ser atriz. Estas duas personagens, em conjunto, procurarão encontrar um novo sentido para as suas vidas através de diferentes artes, acabando por descobrir que é mais importante a resistência do que o sucesso.

O projeto é, no fundo, um convite à leitura de um livro, que demorou quatro anos a ser escrito, e que só existe durante uma noite, extinguindo-se com o nascer de um novo dia. Assim, a questão que subsiste é “como conseguir, através das palavras, dar espaço ao silêncio, para que assim o mundo se possa manter aberto?”. Com isto, o corpo e o seu movimento será a ferramenta mais importante para a transmissão da mensagem de “O Primeiro Sol”.

Com este espetáculo pretende-se, então, conduzir o espectador numa viagem pelas várias texturas e cores que o céu assumirá ao longo da noite. Importa aqui destacar o ambiente sonoro, sensitivo e visual que acompanhará esta noite única. Esta é uma produção do Teatro do Silêncio, em colaboração com o FITEI. Os bilhetes terão um custo de 5€, sendo que o público pode abandonar e regressar ao espaço quando quiser.

Ficaste curioso(a) com este espetáculo? Já foste a alguma edição do FITEI?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *