O Verão da Minha Vida, em análise

 

wayback5
  • Título Original: The Way Way Back
  • Realizador:  Nat Faxon, Jim Rash
  • Elenco: Steve Carell, Toni Collette, Allison Janney, Liam James
  • Género: Comédia, Drama
  • Zon | 2013 | 103 min

[starreviewmulti id=11 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

“O Verão da Minha Vida” tem a típica premissa do rapaz tímido, na chamada “idade do armário”, que após uma sucessão de eventos se torna um homem capaz de se defender e dizer o que pensa.

Duncan (Liam James) é obrigado a ir passar férias com a sua mãe (Toni Collette) e o seu padrasto abusivo (Steve Carell). Duncan sente-se completamente sozinho, até encontrar um amigo inesperado, Owen (Sam Rockwell), que o contrata para trabalhar no parque aquático local, que se torna então o seu porto seguro, longe do constante assédio do padrasto.

 wayback4

Apesar da premissa comum, “O Verão da Minha Vida” consegue ser um bom filme de entretenimento e transmitir alguma inspiração e perspetiva à forma como vivemos as nossas vidas. As personagens são como pessoas que sempre conhecemos. O padrasto duro e infiel, a mãe passiva, o amigo mais velho com um estilo de vida desafogado, o adolescente inseguro. Contudo, personagens que poderiam ser lugares comuns tornam-se antes em espelhos, onde nos podemos rever nas várias vertentes do enredo. Seja no adolescente que se encontra sempre na margem dos acontecimentos, na história da família destroçada por um divórcio, no pai desinteressado ou na mãe demasiado submissa para se defender, seguramente nos revemos neste filme.

wayback2

O elenco é fabuloso, em especial Steve Carell que, apesar de ser um ator de quem o público geralmente gosta, encarna tão completamente a sua personagem que é quase inevitável sentirmos um ódio imenso por tudo o que ele faz ao longo do filme. Contudo, algumas personagens parecem ser algo irrelevantes para o enredo em si, existindo apenas para conferir algum alívio cómico às situações… Se bem que na vida de todas as pessoas existem “personagens” que parecem existir apenas com esse mesmo propósito.

wayback3

Apesar de “O Verão da Minha Vida” não trazer nada de novo ao cinema, é um filme que nos mostra o valor da amizade e o quanto um amigo pode muitas vezes substituir uma família inteira, ao fazer-nos ver o nosso verdadeiro potencial e a ajudar-nos a crescer. No fundo, é isso que é “O Verão da Minha Vida”, uma história sobre crescimento, sobre ultrapassar as adversidades e sermos a melhor versão que podemos ser de nós mesmos.

SL