Festival Olhares do Mediterrâneo | Programação Completa

Conhece a programação completa e algumas recomendações da 4ª edição do Festival Olhares do Mediterrâneo, onde podes conhecer algum do melhor cinema no feminino.

Não percas a oportunidade de ir ao Festival Olhares do Mediterrâneo, onde podes conhecer alguns dos melhores filmes realizados nos países do Mediterrâneo, com mulheres na equipa criativa, tanto à frente como atrás das câmaras. O Festival vai já na sua quarta edição e espera por ti no final do mês de setembro no Cinema São Jorge em Lisboa. A programação completa pode ser conhecida aqui.

[tps_start_button label=”CLICA para conheceres algumas das nossas recomendações!” style=”text-align: center; color: #ff0000; font-size: 12pt;” class=””]




QUINTA-FEIRA, 28 de setembro – The Nurse, 21h30 Sala Manoel de Oliveira

Olhares do Mediterrâneo

Filme de Abertura. Leyla é uma enfermeira obcecada com o seu peso. Maltratada pelo marido que a despreza e a odeia, e incapaz de enfrentar o perigo em que vive, ela convence-se que perdendo peso poderá salvar o seu casamento. Kerem é um revolucionário em greve de fome. A sua condição física leva as autoridades a interná-lo no hospital em que Leyla trabalha. Intrigados um pelo outro, aos poucos tornam-se amigos. Sensibilizado pela dor de Leyla, Kerem conta-lhe a história duma gaivota que queria mudar o mundo e tentava voar mais alto. A amizade que desenvolvem e a história de liberdade e poder que ele lhe conta mudam a vida de Leyla. The Nurse é um filme originário da Turquia e passou por outros festivais este ano como o Barcelona Women’s Film Festival, Espanha | o Cinequest Film Festival, EUA | o Belfast Respect Human Rights Film Festival, Irlanda.

Se este filme te interessa, então…




SEXTA-FEIRA, 29 de setembro – Un Paese di Calabria, 16h30 Sala 3

Olhares do Mediterrâneo

Como muitas aldeias no Sul de Itália, Riace sofre já há muito de um êxodo rural maciço em direcção às cidades do Norte e a países ricos. As casas em ruínas e os terrenos abandonados caracterizam a paisagem desta aldeia moribunda. Mas um dia, no Verão de 1998, um barco com 200 curdos encalha na praia e a aldeia ganha nova vida. Riace, um sítio de onde em tempos se escapava, atrai agora cada vez mais refugiados, homens que vêm de terras longínquas e inóspitas. Un Paese di Calabria é um documentário italiano vencedor de vários prémios, como por exemplo, o Prémio Buyens-Chagoll, Visions du Réel, no Festival International de Cinéma Nyon, na Suíça; o Prémio Senni, do Terra di Tutti Film Festival, na Itália ou Prémio Especial do Público, no Riace in Festival – Festival delle Migrazioni e delle Culture locali, em Itália.




SÁBADO, 30 de setembro – Smile, 19h Sala 3

Olhares do Mediterrâneo

Raúl, um adolescente com paralisia cerebral expressa as suas inquietações e pensamentos através de um mimo. David, um menino com autismo, gosta de aviões e tem uma obsessão por folhetos publicitários. Retrato de duas crianças muito especiais e da sua relação com os pais. Smile é um documentário que passou ainda neste ano de 2017 pelo Festival de Cine Español de Málaga, e pelo Festival de Cine y Televisión Reino de León, em Espanha.




DOMINGO, 1 de outubro – Willy 1er, 21h30 Sala Manoel de Oliveira

Olhares do Mediterrâneo

Filme de Encerramento. Quando o seu gémeo morre, Willy decide deixar a casa dos seus pais. Muda-se para uma pequena cidade, próxima da sua, para começar de novo aos 50 anos. “Vou para Caudebec. Vou arranjar um apartamento. Vou ter alguns amigos. E vocês que se lixem!” Willy sai em busca do seu lugar num mundo desconhecido. Em 2016, Willy 1er venceu vários prémios, como o Prémio do Júri e do Público, no Fifigrot – Festival International du Film Grolandais, em França; ou o Prémio de Melhor Filme no Vevey Film Festival na Suíça.

Se este filme te interessa, então…

Não percas a oportunidade de ir ao Festival Olhares do Mediterrâneo. O certame começa a 28 de setembro e prolonga-se até dia 1 de outubro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *