Festival Olhares do Mediterrâneo regressa ao Cinema São Jorge

No final deste mês de setembro decorre a 4ª edição do Festival Olhares do Mediterrâneo – Cinema no Feminino, no Cinema São Jorge em Lisboa.

Os festivais de cinema continuam de vento em pompa em Lisboa. Para além do Motelx, que decorre neste momento, e já ansiosos para uma nova edição do Lisbon & Sintra Film Festival, que acontece em novembro, os cinéfilos portugueses terão oportunidade de conhecer novos filmes realizados nos países do Mediterrâneo. A particularidade do Festival Olhares do Mediterrâneo é que nos projectos apresentados as mulheres tem um papel fundamental na equipa criativa.

O Festival Olhares do Mediterrâneo é um projecto conjunto do Grupo Olhares do Mediterrâneo e do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA). Este ano, o Festival celebra quatro anos de existência e decorre de 28 de Setembro a 1 de Outubro no Cinema São Jorge em Lisboa. São, no total, uns impressionantes 52 filmes (entre longas e curtas-metragens), provenientes de 17 países distintos. A juntar à projeção dos filmes existem ainda vários debates, espectáculos de música, exposições e workshops em quatro dias de Festival.

Se no ano passado os refugiados estavam no centro das narrativas, este ano há uma continua preocupação com os direitos humanos, bem como com outros problemas sociais. Aliás, muitos filmes selecionados para este edição abordam o envelhecimento da população, as questões familiares e as inquietações da juventude, por exemplo, a efemeridade das relações e relacionamentos.

Marcarão presença no Festival Olhares do Mediterrâneo a cineasta Dilek Çolak, que realizou o filme “The Nurse”, filme de abertura. Outras realizadoras também marcam presença, nomeadamente, Mor Kaplansky e Yariv Barel, responsáveis pelo filme Café Nagler. Shu Aiello e Catherine Catella, realizadores de Un Paese di Calabria e Yael Katzir, realizadora do filme Shores of Light. 

No júri de longas-metragens estão o realizador Manuel Mozos, o diretor do IndieLisboa e programador Nuno Sena e a atriz e realizadora Sofia Marques. No júri de curtas-metragens contam-se a montadora e produtora Márcia Costa, a directora do Shortcutz Lisboa Sandra Almeida e o produtor e realizador Tiago Hespanha.

Todas as informações sobre a programação devem ser consultas aqui. O cartaz oficial do Festival Olhares do Mediterrâneo e um vídeo de apresentação podem ser vistos abaixo.

Lê Também:   Mulheres no Cinema Português em discussão na Fundação Calouste Gulbenkian

Olhares do Mediterrâneo | Cinema no Feminino – Cartaz Oficial

Olhares do Mediterrâneo

Olhares do Mediterrâneo | Cinema no Feminino – Vídeo de Apresentação

Na próxima semana decorre também o simpósio “International Symposium Women in Iberian Cinema”, no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o que de facto revela a preocupação em falar e problematizar junto dos espetadores um cinema de mulheres e uma revisão da teoria feminista e pós-feminista.

Não percas o Festival Olhares do Mediterrâneo que decorre no final do mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *