"One Piece Film: Red" (2022) ©NOS Audiovisuais

One Piece Film: Red, em análise

“One Piece Film: Red” reinventa a narrativa, mantendo a alma da saga. Com um foco na música, Gorō Taniguchi consegue um filme verdadeiramente original dentro da série da era dos Piratas.

“Nós podemos escolher o caminho do nosso futuro”

“Riqueza, fama e poder.” O rei das mangas, Eiichiro Oda, conseguiu tudo isso com a sua obra-prima, “One Piece”. Em série desde Julho de 1997, esta é uma das franquias de maior sucesso a nível mundial.

104 volumes de mangá, 1039 episódios de anime, 15 filmes e vários recordes quebrados pela saga. “One Piece” detém o Recorde Mundial do Guinness para “o maior número de cópias publicadas para a mesma série de comics por um único autor”, foi o mangá mais vendido por onze anos consecutivos de 2008 a 2018, é o único mangá que teve uma impressão inicial de volumes acima de 3 milhões continuamente por mais de 10 anos, bem como o único que alcançou mais de 1 milhões de cópias vendidas em todos os seus mais de 100 volumes tankōbon publicados. Em Agosto de 2022, “One Piece” tinha mais de 516,5 milhões de cópias em circulação, em 61 países e regiões em todo o mundo, tornando-se a série de mangá mais vendida da história e a série de comics impressa em volume de livros mais vendida.

Lê Também:
Iberanime 2022, Sábado | O regresso à Invicta

Em comemoração do lançamento do episódio 1000 do anime do pirata Monkey D. Luffy, após a transmissão do episódio (em 21 de Novembro de 2021), um teaser trailer e poster foram divulgados para o novo filme, “One Piece Film: Red”. Este 15º filme da série estreou a 6 de Agosto de 2022 nos cinemas do Japão e chegou a Portugal no passado dia 3 de Novembro de 2022.

Produzido pela Toei Animation, Gorō Taniguchi, “a primeira pessoa a animar Luffy” segundo as palavras de Oda, ficou encarregado da realização. Taniguchi realizou em 1998 a OVA, “One Piece: Defeat The Pirate Ganzak!”, que foi a primeira adaptação da mangá. Para o novo filme o cineasta revelou que queria tentar expor uma expressão de “One Piece” nunca antes vista.

One Piece Film: Red
“One Piece Film: Red” (2022) ©NOS Audiovisuais

De acordo com membros da produção, “Red” é o filme da saga em que Oda mais participou ativamente. O argumento foi discutido por Oda, Taniguchi e Tsutomu Kuroiwa por mais de dois anos. No final, Kuroiwa, o argumentista principal, afirmou que esta nova entrada é uma que irá especialmente tocar nos corações dos fãs – o que se confirma, em especial no final do filme, de certa forma invulgar no universo de “One Piece”. Em relação à animação, apesar de a base ser em 2D, há uma combinação de 2D e 3D CGI, em que este último estilo foi usada para dar mais impacto a algumas cenas. A combinação dos dois estilos está bem patente nos electrificantes concertos musicais de Uta, assim como quando ela usa os seus poderes.

O elenco de estrelas é constituído pelas vozes que já estamos habituados no anime com Mayumi Tanaka como Luffy, Shūichi Ikeda no papel de Red-Haired Shanks, Kazuya Nakai é Roronoa Zoro, Akemi Okamura regressa como Nami, Kappei Yamaguchi dá voz a Usopp, Hiroaki Hirata como Sanji, Ikue Ōtani é Tony Tony Chopper, Yuriko Yamaguchi na voz de Nico Robin, Kazuki Yao no papel de Franky, Chō como Brook, Katsuhisa Hōki como Jimbei e Uta é trazida à vida pelas vozes de Kaori Nazuka e da cantora Ado.

“One Piece Film: Red” (2022) ©NOS Audiovisuais

No Japão “Red” já arrecadou mais de ¥18,04 bilhões, tornando-se o filme de maior bilheteria de “One Piece”, o filme de maior bilheteria de 2022 no Japão, o 6º filme de anime de maior bilheteria de todos os tempos no Japão e o 9º filme de maior bilheteria de todos os tempos no Japão. A nível global, o filme arrecadou mais de US$ 171,9 milhões, tornando-se o 10º filme japonês de maior bilheteria de todos os tempos. O Rotten Tomatoes apresenta uma aprovação de 95% e o Metacritic uma classificação de 68/100, sendo a receção crítica de forma geral favorável.

Uta recebeu o nome da palavra japonesa para “música”, que se encaixa não só nela como cantora, mas encaixa no cerne da narrativa. De tal forma, que o tema principal do filme, “New Genesis“, de Ado, esteve na liderança do Top 100 da Apple Music, tornando-se na primeira música japonesa a estar em número um no mundo, superando as produções de Beyoncé e DJ Khaled.

“One Piece Film: Red” (2022) ©NOS Audiovisuais

A trilha sonora do filme foi composta por Yasutaka Nakata, que também produziu “New Genesis“, interpretada por Ado. Ado cantou ainda mais seis músicas em colaborações com Mrs. Green Apple, Vaundy, Fake Type, Hiroyuki Sawano, Yuta Orisaka e Motohiro Hata. O álbum “Uta no Uta: One Piece Film Red”, contendo todas as músicas vocais do filme, foi lançado a 10 de Agosto de 2022.

As músicas originais aliam-se ao empenho dado na criação de Uta, onde se conseguiu um design e toda uma construção de ser e de atuar, que no final termina numa expressiva personagem que imediatamente associamos a uma verdadeira estrela pop.  Com a voz de Ado e as coreografias realistas, as performances de Uta bem que podem ser usadas nas próximas Para Para Dance.

One Piece Film: Red
“One Piece Film: Red” (2022) ©NOS Audiovisuais

Para além do foco musical, “Red” apresenta um formato diferente e fresco, em que a linha narrativa não segue heróis e vilões, mas sim tragédias e sonhos de cada um, que moldam visões diferentes da busca de um mundo melhor. No fundo, “Red” nasce da alma do que representa “One Piece”, sendo por isso um filme tão puro daquilo que representa a saga.

Outro grande destaque da longa-metragem de animação é o aprofundar de Shanks, o Ruivo. É uma personagem que tem tanto de cativante como de enigmático, sendo um dos favoritos da série de que menos se sabe. E no novo filme, mantendo o seu habitual tempo de ecrã reduzido, Shanks consegue ainda assim causar sempre um impacto digno de um imperador do mar. Em realce, são-nos reveladas algumas das habilidades dos membros da tripulação do Ruivo, assim como uma amostra do seu poderio e, mais impressionantemente, assistimos ao primeiro encontro entre Shanks e Gol D. Roger. Este filme marca ainda a primeira aparição animada da forma conhecida como “Gear 5” de Luffy, acontecendo esta sua aparição à frente de no anime.

One Piece Film: Red
“One Piece Film: Red” (2022) ©NOS Audiovisuais

“One Piece Film: Red” é uma digna entrada na lista de filmes da série, com uma inegável qualidade e originalidade, mas que irá dividir opiniões. Conquistará aqueles que apreciam diferentes abordagens e expressões mais emotivas. Por outro lado, os fãs que preferem o foco na tripulação dos Piratas Chapéus de Palha e que esperam das longas-metragens apenas batalhas épicas com maior investimento do que na série anime, poderão ficar um pouco desiludidos. A nível de ranking dos filmes de “One Piece”, “Red” ficará provavelmente no top 5.

TRAILER | UMA NOVA ERA, EM QUE A FELICIDADE VEM DA MÚSICA!

Qual é o teu filme favorito de “One Piece”?

One Piece Film: Red, em análise

Movie title: One Piece Film: Red

Movie description: Pela primeira vez, Uta - a cantora mais amada do mundo – vai revelar-se ao mundo num show ao vivo. A voz que o mundo inteiro estava à espera está prestes a ressoar. Os Piratas Chapéus de Palha também estão presentes para o grande concerto. Luffy parece conhecer a ídolo que tem uma ligação com Shanks, o Ruivo. A batalha pela “liberdade” vai começar...

Date published: 3 de November de 2022

Country: Japão

Duration: 115 minutos

Director(s): Gorô Taniguchi

Actor(s): Mayumi Tanaka, Shūichi Ikeda , Kaori Nazuka , Ado

Genre: Animação, Ação, Aventura

  • Emanuel Candeias - 85
85

CONCLUSÃO

“One Piece Film: Red” é uma digna entrada na lista de filmes da série, com uma inegável qualidade e originalidade, mas que irá dividir opiniões. A nível de ranking dos filmes de “One Piece”, “Red” ficará provavelmente no top 5.

Pros

  • Todo o design e construção de Uta como uma verdadeira e convincente estrela pop;
  • Banda sonora, em especial as músicas vocais do filme interpretadas por Ado;
  • Revelações da origem de Shanks e das habilidades da sua tripulação;
  • Narrativa original, mas que se mantém fiel ao espirito de “One Piece”.

Cons

  • Saindo um pouco da ação costume dos outros filmes da saga, a nova abordagem não agradará a todos.
Sending
User Review
3.8 (5 votes)

Emanuel Candeias

Graduado em Hogwarts, foi head-boy de Ravenclaw. Aventurou-se durante uns tempos pela Middle-Earth e por Westeros, tendo feito grandes amizades na House Stark e com os elfos de Lothlórien. De forma a aprofundar os seus conhecimentos contactou grandes mentes como Doctor Banner, Doctor Strange e chegou mesmo a viajar com Doctor Who. Dedicou-se durante uma temporada a fortalecer a sua espiritualidade em Konoha, onde aprendeu com os mestres Goku e Naruto. Neste momento encontra-se perdido no Matrix. O seu sonho é vir a ingressar na Starfleet.

Emanuel Candeias has 279 posts and counting. See all posts by Emanuel Candeias

Leave a Reply