© 2022 MARVEL.

Black Panther | As guerreiras de Wakanda

As Dora Milaje são as ferozes guerreiras protetoras do reino de Wakanda mas, será que sabes a verdadeira origem destas fortes figuras de “Black Panther”? Elas têm uma inspiração real e não são uma fábula ou personagens fictícias criadas de raiz para a banda desenhada. A sua origem tem uma marca bem presente na história moderna.

A figura central de “Black Panther”, como o nome indica, é o super-herói cujo fato é todo escuro e cujas habilidades o fazem parecer uma verdadeira pantera negra, mas nesta história há muito mais. Além da magia de Wakanda, um reino que se esconde pelas terras do continente africano e que é berço de uma tecnologia incrível, esta história é também o palco para a apresentação das ferozes Dora Milaje.

Dentro do universo da Marvel, e concretamente no universo MCU quando falamos na sua apresentação em filmes, as Dora Milaje são um grupo de elite de guerreiras. Uma espécie de forças especiais femininas. Leais a Wakanda, a sua missão é proteger a família real do reino, servindo inclusive de guarda-costas pessoais do Black Panther.

black panther Danai Gurira
©2018 Marvel Studios

Com inúmeros membros, elas são apresentadas no filme quase como de se uma tribo se tratassem. Todas com o mesmo estilo, e com a mesma roupa, destacam-se as que ocupam o lugar de General ou que são mais próximas de membros da família real. Além das suas destrezas físicas, destacam-se por serem uma força conjunta que se move como uma só, estando em constante sintonia.

Ainda que o seu “mundo” não seja totalmente explorado dentro dos filmes, das bandas desenhadas sabe-se que as Dora Milaje são a segurança real e que são recrutadas de todas as tribos presentes em Wakanda. Além de serem protetoras do reino são também consideradas as mulheres ‘superiores’ de Wakanda, entrando no grupo de mulheres com que o Rei se pode casar.

Lê Também:
Black Panther: Wakanda para Sempre | Conhece as personagens

Mas, mais do que o que vemos no filme, e além da história que se vai conhecendo da banda desenhada (ligeiramente diferente do filme), aqui aprofundamos a componente real destas personagens. Ao contrário de super-heróis, que surgem do imaginário dos fãs do género, as Dora Milaje são personagens criadas a partir de pessoas reais e que marcaram a história moderna.

Black Panther Wakanda Para Sempre
© 2022 MARVEL.

Uma ‘porta de entrada’ para um pouco de história esquecida, ou desconhecida, de muitos, as suas origens remontam aos famosos grupos militares de Dahomey, West Africa, região conhecida atualmente como República de Benim. Apresentadas pela primeira vez em 1998 por Christopher Priest, tomaram novo fôlego dentro da história de “Black Panther” em 2016 e foram descritas como ‘Amazonianas adolescentes praticantes de karate e fatais’.

Esta descrição associou rapidamente a idealização destas personagens às conhecidas Dahomey Amazons. Com vários especialistas ainda a estudar este grupo que ficou na história por ser efetivamente um exército de guerreiras femininas, um dos pontos de referência comum é o serem descritas como as potenciais mulheres do Rei. Inclusive, a história destas guerreiras tem levantado tanto interesse que o próprio recente “A Mulher Rei” é também inspirado diretamente nestas guerreiras e uma apresentação da sua história.

Lê Também:
A Mulher Rei, em análise

Crê-se que as verdadeiras guerras que deram origem à criação das Dora Milaje surgiram pela primeira vez no século XVII mas foi no final do século XIX que ganharam mais destaque. Tendo chegado a umas estimadas 4000 mulheres dentro do exército, estas guerreiras começavam a treinar ainda adolescentes e foram as principais responsáveis por proteger o seu povo contra o colonialismo francês. A última linha de defesa, estavam sempre prontas para sacrificar a vida em prol do Rei – uma linha de pensamento que também encontramos nas guerreiras de Wakanda.

Mas as guerreiras de Wakanda não se ficam pelas Dora Milaje. A história de Wakanda, ainda que com um Rei que se apresenta como Black Panther, vai muito além desta figura central. O seu desenvolvimento, a sua nação, roda muito em torno do poder feminino e de fortes personagens femininas. Com uma sociedade onde o sistema político é tão dividido entre homens e mulheres, sem distinção de género, “Black Panther” apresenta personagens como a mãe/ex-rainha/conselheira do Rei (Angela Bassett), a princesa/cientista principal (Letitia Wright), a espia/insurgente (Lupita Nyong’o) e a conselheira principal do Rei e General das Dora Milaje (Danai Gurira) como pontos centrais da história.

Black Panther Wakanda Forever
As Dora Milaje são a guarda real de Wakanda © 2022 MARVEL

E sim, existe uma razão de ser. Este sistema, esta importância dada às mulheres, não é fruto de um movimento recente de empoderamento feminino nas histórias de cinema. É mais que isso. Segundo historiadores da história Africana, este é o verdadeiro sistema que já tomava lugar na África pré-colonial. As mulheres não eram vistas como ameaças ou seres inferiores, mas sim como iguais e merecedoras de mostrar o seu talento sempre que justificável.

Lê Também:
Black Panther, em análise

Inspiradas no único exército feminino da história moderna militar, as Dora Milaje são uma extensão de uma história que vai além do mito. Têm como legado apresentarem-se ao público como um exército de mulheres ferozes, capazes de se submeterem a um rigoroso treino físico, unindo-se e trabalhando como uma só para protegerem o rei e a nação. Na realidade as Dahomey Amazons conquistaram nações, fizeram prisioneiros cativos na guerra, e defenderam o país. Na MCU as Dora Milaje vão ajudar a encontrar o rumo para Wakanda, redefinindo um povo que está em luto pela perda do seu rei, T’Challa.

Conhecias esta inspiração por detrás das Dora Milaje de “Black Panther”?

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 2907 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.