Os 11 livros recomendados por Barack Obama

Antes de deixar a Casa Branca, o Presidente Barack Obama contou quais são os seus livros favoritos ao site norte-americano The New York Times. 

É já dia 20 que Donald Trump assume a presidência norte-americana. Mas antes de abandonar a Casa Branca, Barack Obama partilhou as suas sugestões literárias com o jornal The New York Times. No título norte-americano, o presidente selecionou quais os livros que o acompanharam durante os oito anos na Casa Branca.

Consulta ainda: Conhece os melhores e os piores presidentes da televisão

 

barack obama

THE UNDERGROUND RAILROAD

O livro de Colson Whitehead, publicado no ano passado, foi a última obra que Barack Obama leu. “É a lembrança das maneiras pelas quais a dor da escravidão se transmite através das gerações, não apenas de maneiras abertas, mas como muda mentes e corações”, contou ao The New York Times.

“The Underground Railroad” conta a história de Cora e Caesar, dois escravos numa plantação de algodão em Geórgia que decidem fugir através de um caminho de ferros subterrâneo. No entanto, nem tudo corre como planeado e os protagonistas são procurados.

 

barack obama

GILEAD

O presidente norte-americano contou à publicação que “Gilead” foi o livro que leu durante a campanha em Iowa. “Eu adoro as suas obras porque, em parte, eu vi aquelas pessoas todos os dias.”, explicou.

A obra de Marilynne Robinson é uma biografia do reverendo John Ames, um pastor de 70 anos da pequena cidade Gilead. Sabendo que lhe sobra pouco tempo de vida, decide deixar para seu filho, de 6 anos, o relato da sua vida por escrito. Ao narrar os acontecimentos, o reverendo relembra também as vidas do seu pai e seu avô, igualmente religiosos.

 

barack obama

THE THREE-BODY PROBLEM

O presidente norte-americano confessou que a trilogia de ficção-científica do autor chinês Liu Cixin é algo que lê “para escapar” da realidade: “Foi engraçado de ler, em parte porque os meus problemas do dia a dia com o Congresso pareciam bastante simples – não temos de nos preocupar com invasões de alienígenas”.

Na trama, que tem como pano de fundo a Revolução Cultural da China, um projeto militar secreto envia sinais ao espaço para estabelecer contato com extraterrestres. Uma civilização alienígena à beira da destruição capta o sinal e planeia invadir a Terra. Enquanto isso, na Terra, diferentes campos começam a formar-se, planeando acolher os seres extraterrestres ou lutar contra a invasão.

 

barack obama

SONG OF SOLOMON

O livro de Toni Morrison conta a história de Macon “Milkman” Dead III, um indivíduo afro-americano que vive em Michigan, desde o seu nascimento até à idade adulta. Publicado pela primeira vez em 1977, a obra retrata os problemas de identidade que os afro-americanos enfrentavam, à medida que o protagonista tenta tornar-se independente da sua família e perceber quais as suas origens.

“‘Song of Solomon’ é o livro que eu penso quando imagino as pessoas que estão a passar por dificuldades. Não é apenas a dor, mas há a alegria, glória e mistério”, Obama contou ao Times.

 

barack obama

A CURVA DO RIO (Quetzal Editores)

“The world is what it is…”. Obama recorda o início do livro de V.S. Naipaul. “Eu penso nos seus livros [do autor] quando penso sobre a dificuldade do mundo, principalmente na política internacional, e resisto e luto por vezes contra as visões mais realistas e cínicas do mundo”, explica a sua admiração pela obra.

A história de “A Curva do Rio” é narrada por Salim, um jovem que se torna dono de uma pequena loja de um país africano. Neste lugar, nesta “curva no rio”, o protagonista acaba por ser obrigado a envolver-se em jogos políticos perigosos num momento em que África tenta reconquistar a sua independência.



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *