Os 11 livros recomendados por Barack Obama (2)

Antes de deixar a Casa Branca, o Presidente Barack Obama contou quais são os seus livros favoritos ao site norte-americano The New York Times. 

É já dia 20 que Donald Trump assume a presidência norte-americana. Mas antes de abandonar a Casa Branca, Barack Obama partilhou as suas sugestões literárias com o jornal The New York Times. No título norte-americano, o presidente selecionou quais os livros que o acompanharam durante os oito anos na Casa Branca.

Consulta ainda: Livros a não perder | Seleção de janeiro 2017 by MHD

 

barack obama

OS NUS E OS MORTOS (Dom Quixote)

O romance de estreia e o mais aclamado de Norman Mailer foi uma das obras que Barack Obama ofereceu à sua filha Malia. “Há muitos livros que já não estão nas listas de leitura das pessoas, mas eu lembro-me de serem [títulos] interessantes”, explica.

Escrito de forma jornalística, “Os Nus e os Mortos” acompanha um pelotão de jovens soldados norte-americanos que estavam a combater pela posse da ilha de Anopopei, ocupada pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

 

barack obama

CEM ANOS DE SOLIDÃO (Dom Quixote)

Também o livro de Gabriel García Marquez, publicado pela primeira vez em 1967, foi um dos oferecidos a Malia.

A fabulosa aventura da família Buendía-Iguarán é o principal foco de “Cem Anos de Solidão”. Os protagonistas com os seus milagres, fantasias, obsessões, tragédias, incestos, adultérios, rebeldias, descobertas e condenações são a representação ao mesmo tempo do mito e da história, da tragédia e do amor do mundo inteiro.

 

barack obama

THE GOLDEN NOTEBOOK

Em “The Golden Notebook”, publicado pela primeira vez em 1962, Doris Lessing descreve a sua posição anti-violência e anti-comunista. No livro, a vencedora do Prémio Nobel conta a história de uma mulher que procura a sua identidade pessoal, política e profissional enquanto enfrenta um trauma emocional.

Esta obra feminista foi um dos títulos escolhidos pelo presidente norte-americano para oferecer à filha.

 

barack obama

THE WOMAN WARRIOR

O título de Maxine Hong Kingston, publicado em 1977, foi outra prenda para Malia.

Em “Memoirs of a girl among ghosts”, uma mulher americana de origem chinesa conta os mitos asiáticos, histórias de família e eventos da sua infância na Califórnia que marcaram a sua identidade. “The Woman Warrior” é um relato sensível do crescimento feminino.

 

barack obama

EM PARTE INCERTA (Bertrand Editora)

Barack Obama elogia o thriller de Gillian Flynn ao descrevê-lo como um livro “bem construído, bem escrito”.

Em Parte Incerta“, que já foi adaptado ao cinema por David Fincher, conta a história do desaparecimento de Amy. O marido Nick é o principal suspeito. Mas quando Nick começa a ler o diário da mulher, descobre coisas verdadeiramente inesperadas. O título revela-nos os segredos obscuros de um casamento moderno.

 

barack obama

DESTINOS E FÚRIAS (Editorial Presença)

Por último, o presidente norte-americano destacou o livro de Lauren Groff, descrevendo-o como uma “obra muito poderosa”.

Em “Destinos e Fúrias”, percebemos que todas as histórias têm duas versões. Lotto e Mathilde são jovens e estão apaixonados e destinados aos maiores sucessos. Uma década depois, o casamento ainda é alvo das invejas dos amigos, mas a realidade afigura-se mais complexa do que as aparências dão a entender.


<< Início


Catarina Fernandes

Mestre em Ciências da Comunicação e fotógrafa amadora. Seriófila compulsiva e apaixonada por literatura, assim como pelo cinema e pela sua história. (Extremamente) Viciada em música e concertos.

Catarina Fernandes has 1078 posts and counting. See all posts by Catarina Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.