© Bob Yari Productions

Estes são os piores filmes de sempre nomeados para um Óscar

Desde westerns dos anos 30 a dramas do século XXI estão são os filmes mais criticados que foram nomeados para o Óscar para Melhor Filme.

Com quase 100 anos, os Óscares tornaram-se um marco do cinema e representam o topo do topo da 7ª arte. Com a próxima edição dos a menos de uma semana muito se fala sobre quem deverá vencer o Óscar, em particular, o de Melhor Filme que conta com 10 nomeados, entre eles, “Anora” e “O Brutalista” , que são os favoritos à vitória.

Por isso, este é o momento perfeito para revisitar as últimas nove décadas. Além disso, com tantos anos de nomeações aos Óscares, é natural que muitos não vejam certos filmes como merecedores desse reconhecimento.

Lê Também:
Já vimos todos os nomeados aos Óscares 2025 | Estes são os 7 filmes a não perder

“Cimarron”

atrizes no filme cimarron vencedor de óscar
© 1931 RKO Pictures/Warner Bros

O filme que estreou em 1931, foi recebido, inicialmente, com críticas incrivelmente positivas. Cimarron, considerado por muitos como um dos pais do estilo Western, conta a história de Yancey Cravat, um aventureiro que no fim dos anos 1880 ruma a Oklahoma durante a “Land Rush”.

Além disso o filme conta também as dificuldades que a sua família enfrenta durante os anos de 1889 e 1929, e usa tecnologias e cinematografia inovadoras para a época. Para além das sete nomeações, o filme venceu três Óscares, incluindo o de Melhor Filme, mas hoje muitos o veem como uma obra lenta, aborrecida e altamente racista, especialmente na forma como representa o povo nativo americano.

“Crash”

atores no filme crash
© Bob Yari Productions

Crash, que em 2005 arrecadou 6 nomeações tendo ganho o Óscar de Melhor Filme, tem um elenco repleto de estrelas como, por exemplo, Sandra Bullock e Don Cheadle. Apesar disso o filme foi criticado pelo aproveitamento de assuntos como racismo, xenofobismo e sexismo. O filme procura mostrar uma sociedade marcada pelo preconceito

Apesar de algumas atuações e a realização de Paul Haggis terem sido bem recebidas, muitos ainda consideram o filme uma das nomeações mais controversas. Em 2015, o Hollywood Reported  revelou que, ao pedir aos membros da Academia que refizessem a sua votação, “Brokeback Mountain” teria saído como vencedor.

Cavalcade

© Fox Film Corporation

“Cavalcade”, vencedor do Óscar de Melhor Filme em 1934, é um drama épico realizado por Frank Lloyd. A história retrata a vida de duas famílias britânicas, desde de 1899 até 1933. A narrativa abrange eventos históricos significativos, como, por exemplo, o naufrágio do Titanic e a Primeira Guerra Mundial, tentando capturar as transformações sociais e históricas desse período.

Apesar de ter impressionado na sua época, muitos consideram “Cavalcade” um dos nomeados ao Óscar menos memoráveis. A narrativa irregular e os personagens pouco envolventes fazem com que a obra tenha perdido grande parte do seu impacto ao longo do tempo.  Contudo, curiosamente, a obra foi um dos primeiros filmes a utilizar as palavras “damn” e “hell” nos diálogos, o que gerou preocupações na época sobre a possibilidade de estabelecer um precedente para o uso de linguagem considerada profana no cinema.

Anthony Adverse

filme anthony adervasite
© Warner Bros.

“Anthony Adverse”, é um épico histórico que segue a um órfão que, ao tenta melhorar a sua situação, torna-se num traficante de escravos. Com o passar do tempo, a narrativa envelheceu mal e continua a ser alvo de duras críticas. Além disso com 18% de aprovação no Rotten Tomatoes, a obra é o nomeado ao Óscar de Melhor Filme com a pior classificação no site.

Apesar do seu visual luxuoso, o filme lançado em 1936, que recebeu sete nomeações, é amplamente considerado pretensioso, excessivamente longo e tão fragmentado que se torna entediante. Além disso nem as excelentes interpretações de Fredric March e Olivia de Havilland conseguiram salvar esta produção de cair no esquecimento.

Doctor Dolittle

© Twentieth Century Fox

“Doctor Dolittle” de 1967 recebeu nove nomeações aos Óscares e tornou-se um dos casos mais notórios de um fiasco de grande orçamento em Hollywood. Um daqueles filmes que tentaram desesperadamente ser um épico, mas acabaram afundados por ambição desmedida. A história segue Dr. Dolittle, um veterinário que pode falar com animais e que tenta encontrar a mítica Grande Caracol Rosa do Mar.

A história nunca se torna verdadeiramente envolvente, e Rex Harrison, ao interpretar Dr. Dolittle, parece completamente deslocado no papel, o que gerou muitas críticas ao filme. Além disso há quem diga que humor e o tom geral envelheceram mal, tornando-o pouco apelativo para audiências modernas. Com o passar do tempo, a narrativa envelheceu mal e continua a ser alvo de duras críticas.

E para ti? Qual o pior filme de sempre a ser nomeado para um Óscar?



Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *