Ariana DeBose como Anita em "West Side Story" © NOS Audiovisuais / 20th Century Studios

Óscares 2022 | Será Anita de West Side Story amada pela Academia?

O mais recente filme de Steven Spielberg pode colocar a Anita de Ariana DeBose na corrida a Melhor Atriz Secundária nos Óscares 2022. 

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood gosta de atores que interpretam as mesmas personagens várias vezes ou de atores que dão um novo ar a personagens históricas. Não estamos a falar de Tom Holland e do seu novo Homem-Aranha (que certamente estará na corrida este ano!), mas de outros atores e personagens que foram nomeados aos Óscares por interpretarem a mesma personagem. Apenas duas vezes na histórias dois atores diferentes ganharam Óscares por dar vida à mesma personagem. Mas a terceira pode estar a caminho e pode acontecer já nos Óscares 2022.

West Side Story
Ariana DeBose como Anita e David Alvarez como Bernardo em “West Side Story” © NOS Audiovisuais / 20th Century Studios

Falamos de Ariana DeBose que é uma das favoritas ao Óscar de Melhor Atriz Secundária pela sua interpretação como Anita em “West Side Story”, 60 anos depois de Rita Moreno ter vencido o Óscar pelo mesmo papel no filme de 1961.

Se Ariana DeBose levar para casa a estatueta, a personagem de Anita juntar-se-á a Don Vito Corleone e a Joker como as personagens interpretadas por dois atores diferentes a ganhar o Óscar. Marlon Brando deu o pontapé de saída ao vencer o Óscar de Melhor Ator em 1973 pelo filme “O Padrinho” (Francis Ford Coppola, 1972) e dois anos depois, Robert De Niro ganhou o Óscar de Melhor Ator Secundário na edição dos Óscares de 1975 pelo mesmo papel na sequela “O Padrinho II” (Francis Ford Coppola, 1974). Curiosamente DeNiro interpreta a versão jovem de Don Vito Corleone, num filme que foi também a primeira sequela a vencer o Óscar de Melhor Filme, coisa que o filme original também havia feito.

Seria preciso esperar até à edição dos Óscares 2020, portanto 45 anos depois, para que um ator conseguisse levar o Óscar em interpretação por uma personagem anteriormente galardoada. Falamos de Joaquin Phoenix celebrado pelo seu desempenho em “Joker” (Todd Phillips, 2019) com o Óscar de Melhor Ator. 11 anos antes,  Heath Ledger ganhou o prémio póstumo de Melhor Ator Secundária por dar vida ao maior inimigo de Batman em “O Cavaleiro das Trevas “(Christopher Nolan, 2008). Apesar de distribuídos pela Warner Bros., estas personagens estão em universos totalmente diferentes. Portanto, o caso de “O Padrinho” continua a ser realmente excepcional.

Com Anita de West Side Story teríamos a primeira personagem feminina no grupo. Anita também seria a única dessas três personagens a concorrer na mesma categoria que o primeiro vencedor, ou seja, para o Óscar de Melhor Ator Secundária. Ambos os filmes são ambos baseados no musical original da Broadway de 1957.

Rita Moreno
Rita Moreno em West Side Story (1961) © Seven Arts Productions

O que é ainda mais original é que Ariana DeBose – caso nomeada e caso vença – poderá derrotar a própria Rita Moreno, outra das favoritas à nomeação pelo seu papel como Valentina, a viúva de Doc. DeBose tem vindo a ganhar terreno e obviamente a sua personagem é ligeiramente diferente da Anita de Rita Moreno. DeBose já ganhou alguns prémios importantes junto dos grandes críticos cinematográficos norte-americanos e a nomeação aos Óscares parece ser quase uma certeza.

Quanto à questão de Rita Moreno ser nomeada ao Óscar, poderia fazer história novamente devido a “West Side Story”. Mas haverá lugar pela lendária atriz nos Óscares 2022? Se isso acontecer, Moreno faria mais uma vez história em várias frentes. A atriz que completou 90 anos a 11 de dezembro, seria a pessoa mais velha a ser nomeada ao Óscares, ultrapassado Christopher Plummer (que tinha 88 anos quando recebeu a nomeação pelo filme “Todo o Dinheiro do Mundo”). O intervalo de 60 anos entre a sua primeira e a sua única nomeação aos Óscares e uma possível segunda também colocaria Moreno no livro dos recordes – ultrapassando o intervalo de 41 anos entre as nomeações obtidas por Henry Fonda.

West Side Story
© NOS Audiovisuais / 20th Century Studios

Rita Moreno também seria a primeira pessoa nomeada por desempenhar um papel diferente na mesma história. A sua personagem Valentina foi criada propositadamente para a obra, sendo a única grande diferença em relação ao material de origem. Em 1962, a vitória nos Óscares de Moreno pelo “West Side Story” original não foi menos histórica. Na realidade, tornou-se na primeira atriz hispânica a ganhar um Óscar. O seu discurso é ainda considerado um dos mais curtos de todos os tempos. Nos anos que se seguiram à sua vitória nos Óscares, Moreno venceu os Emmys, Grammys e Tony Awards para garantir a prestigiosa designação EGOT.

Qual destas atrizes gostarias de ver na corrida ao Óscar? Ariana DeBose ou Rita Moreno? Achas que existe espaço para ambas na categoria? Independentemente do que acontecer ambas as atrizes ficarão pela história do cinema pelas suas fabulosas interpretações. A MHD teve a sorte de falar com elas, podes ler as nossas entrevistas aqui.

Provavelmente Ariana DeBose tem mais chances de ser nomeada aos Óscares 2022 na categoria de Melhor Atriz Secundária. No top de favoritas encontramos ainda Kirsten Dunst (“O Poder do Cão”), Aunjanue Ellis (“King Richard”), Caitriona Balfe (“Belfast”), Rita Moreno (“West Side Story”), Marlee Matlin (“CODA”), Ruth Negga (“Identidade”) e Ann Dowd (“Mass”). A seguir podes rever o trailer do novo filme de Steven Spielberg.

O anúncio de nomeados acontece no final de janeiro, e a MHD irá partilhar contigo algumas possibilidades, curiosidades e artigos sobre os Óscares 2022. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *