Depois de Anora, já há previsões para os aguardados Óscares 2026
A um ano da próxima cerimónia dos Óscares, começamos a partilhar as nossas previsões. Desde Luca Guadagnino a Leonardo DiCaprio.
“Anora” foi o grande vencedor dos Óscares 2025, levando para casa cinco estatuetas. Apesar de não ser um favorito absoluto, o filme de Sean Baker fez uma temporada de prémios constante, começando logo em maio, ao vencer a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Ainda parece cedo no ano, visto que a cerimónia de 2025 foi há poucos dias. Contudo, quando uma temporada de prémios acaba, a seguinte começa. Provavelmente, a totalidade dos filmes nomeados aos Óscares 2026 ainda não estreou e muitos poderão surgir como novidades após os festivais. Ainda assim, estes são os dez filmes já posicionados como concorrentes para os Óscares 2026.
Deliver Me From Nowhere
Todos os anos a Academia tem de picar o ponto com um filme biográfico, um género que gostam de nomear e de premiar. Em 2024 tivemos a biografia do enigmático Bob Dylan, com Timothée Chalamet. Este ano é a vez de homenagear Bruce Springsteen, com Jeremy Allen White como protagonista.
“Deliver Me From Nowhere” vem do realizador Scott Cooper que, em 2022, realizou “The Pale Blue Eye”, com Christian Bale, para a Netflix. O filme sobre a carreira de Bruce Springsteen ainda não tem data de estreia.
Wicked: For Good
Após o sucesso de “Wicked”, que fez mais de setecentos milhões de dólares em box office e foi nomeado para dez Óscares, espera-se que a sua sequela iguale ou supere o anterior. “Wicked: For Good” é a segunda parte da adaptação do musical da Broadway.
Ariana Grande e Cynthia Erivo continuarão a sua luta para uma nova nomeação, que lhes poderá dar o Óscar. Depois da mega produção que foi o primeiro filme, caso supere as expectativas, pode garantir a nomeação a John M. Chu. E é quase garantido que será nomeado para melhor música, uma vez que esta segunda parte terá duas músicas originais, uma para Glinda e outra para Elphaba.
After The Hunt
Após a desilusão, principalmente para os fãs, de não ver nenhum dos dois filmes lançados por Luca Guadagnino, em 2024, na cerimónia dos Óscares, esta pode ser a hipótese do realizador voltar a ser nomeado.
“Challengers” e “Queer” ficaram de fora, mas “After The Hunt”, pode garantir a segunda nomeação de Luca Guadagnino, após “Call Me By Your Name”, de 2017. O seu novo filme tem Julia Roberts, Andrew Garfield e Ayo Edebiri como protagonistas. É um thriller psicológico que tem sido falado como tendo um dos melhores argumentos dos últimos anos.
The Life of Chuck
“The Life of Chuck” é uma adaptação de uma obra de Stephen King, que se aproxima menos de um terror e mais de um drama e sci-fi, género “The Green Mile”. A realização é de Mike Flanagan, de “Doctor Sleep” e “The Haunting” e tem Tom Hiddleston como protagonista. O filme tem produção da Neon, que acabou de vencer os Óscares com “Anora”.
Marty Supreme
Timothée Chalamet entrou em dois dos candidatos aos Óscares 2025, “A Complete Unknown” e “Dune: Part 2” e recebeu, ainda, uma nomeação para Melhor Ator com o primeiro filme. O ator tem chance de voltar a ser o protagonista de mais um candidato aos Óscares, com “Marty Supreme”.
Assim, Timothée Chalamet interpreta um campeão de ténis de mesa, nos anos de 1950. O filme é de Josh Safdie, com produção da A24 e o elenco também conta com Gwyneth Paltrow, Tyler the Creator, Abel Ferrara e Fran Drescher.
Avatar: Fire and Ash
James Cameron não sabe fazer filmes que não sejam grandes sucessos de bilheteira e “Avatar: Fire and Ash” vai seguir o mesmo caminho dos anteriores. Não só são grandes blockbusters, como são amplamente elogiados pela crítica. Tanto “Avatar” de 2010, como “Avatar: The Way of Water”, de 2023, receberam nomeações aos Óscares.
Hamnet
“Hamnet” já está a receber a fama do grande vencedor dos Óscares 2026. Mas também já sabemos como as coisas podem mudar até lá. O realizador é Chloé Zhao, que já venceu o Óscar de Melhor Filme com “Nomadland”.
Os protagonistas são Paul Mescal e Jessie Buckley e o filme conta a história de William Shakespeare e da sua mulher, após a morte do seu filho. A história é inspirada na obra do mesmo nome de Maggie O’Farrell.
Frankenstein
Guillermo del Toro já tem história nos Óscares. “The Shape of Water” venceu o Óscar de Melhor Filme, “The Nightmare Alley” recebeu uma nomeação na mesma categoria e a sua adaptação de “Pinocchio” venceu Melhor Filme de Animação.
Este ano, traz-nos “Frankenstein”, uma história que já conhecemos e que terá de reinventar. O casting não é de todo desconhecido, contando com Oscar Isaac, Jacob Elordi, Mia Goth e Christoph Waltz.
One Battle After Another
Basta dizer que Leonardo DiCaprio é o protagonista deste filme que quase lhe dá automaticamente o selo de nomeação para os Óscares. Durante a sua carreira, dez dos seus filmes receberam nomeações e três venceram na categoria de Melhor Filme.
Para além disso, falta revelar que o realizador de “One Battle After Another” é Paul Thomas Anderson, que já recebeu três nomeações para Melhor Filme, com “There Will Be Blood”, em 2008, “Phantom Thread”, em 2018, e Licorice Pizza, em 2022.
The Ballad of a Small Player
Com “All Quiet On The Western Front” e “Conclave”, Edward Berger já plantou os seus pés em Hollywood e, mais precisamente, nos Óscares. Desta vez é um thriller sobre apostas, com Macau como pano de fundo, que conta com Colin Farrell, Tilda Swinton e Fala Chen no elenco.
Qual destes filmes estás mais ansioso por ver?