Peak TV | Flashbacks e Flashforwards

Nesta quarta aula vamos recuar e avançar no tempo, como as séries de televisão costumam fazer! O que são flashbacks e flashforwards?


<< TWIST | CROSSOVERS >>


Os recuos e avanços temporais são uma parte importante dos desenvolvimentos narrativos de uma série. Estes momentos, não só podem ser influenciadores do rumo da história, como também incluem passagens-chave que explicam o comportamento e background das personagens.

Peak TV - Flashbacks

Lê maisTOP Casais de Séries 2017

A série do herói encapuçado Arrow utiliza muito estes “saltos temporais”. Ao colocar o seu protagonista Oliver Queen várias vezes na posição de se recordar do seu passado no tempo presente automaticamente justifica o seu crescimento como indivíduo e ajuda-o a desenvencilhar-se de situações semelhantes. O recurso aos flashbacks permite aos seus fãs terem um conhecimento alargado da personagem e, muitas vezes, de outros intervenientes da ação.

Lê Também:   James Cameron confirma novo projeto e desta vez rumo ao Corpo Humano

Outra série que os utiliza com frequência é How to Get Away with Murder. Aqui, os flashbacks assumem uma  função dupla: a de manipular o espectador para o encaminhar para um twist particular, para além de ilustrar situações importantes do passado relativamente a acontecimentos-chave e personagens.

Lê tambémTOP Séries 2016 by MHD

Peak TV - Flashbacks

Ao contrário dos recuos temporais, os avanços são mais característicos das séries futuristas de viagens no tempo. Eles permitem um conhecimento alargado de eventos que estão ainda para acontecer e que podem influenciar o destino das personagens. Um exemplo prático é 12 Monkeys, do canal Syfy. Esta opção é ainda pouco utilizada, pois exige dos argumentistas uma capacidade de saber interligar as linhas temporais sem cometer erros. A série de super-heróis Legends of Tomorrow também é outro exemplo conhecido dos fãs destes avanços.

Lê Também:   James Cameron confirma novo projeto e desta vez rumo ao Corpo Humano

Consulta: O melhor dos Canais TVCine e TVSéries em Março

TRAILER | FLASHBACKS – 12 MONKEYS

Gostam desta técnica, dos flashbacks e dos flashforwards?


<< TWIST | CROSSOVERS >>


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *