Curta-metragem portuguesa no Festival de Sundance

A curta-metragem Pedro será a primeira curta-metragem portuguesa a marcar presença no Festival de Sundance, um dos mais prestigiados festivais de cinema americanos.

pedro sundance film festival

Apesar da crescente relevância artística do cinema português no panorama internacional, nomeadamente dentro do circuito dos festivais, existem ainda alguns lugares onde o nosso cinema nacional ainda não conseguiu marcar presença. Até agora, pelo menos no panorama das curtas-metragens, o célebre festival de Sundance fazia parte desses territórios por explorar mas isso vai mudar em 2017, quando o festival organizado por Robert Redford irá exibir, pela primeira vez, uma curta-metragem de produção totalmente portuguesa.

O nome desta obra é Pedro e foi realizado por André Santos e Marco Leão, com Filipe Abreu no papel titular. A narrativa foca-se num rapaz que chega a casa de madrugada mas, antes de se render ao sono, é arrastado pela sua solitária mãe até à praia. Como já aconteceu anteriormente na filmografia destes dois cineastas, as dinâmicas familiares e suas falhas de comunicação tomam posição de destaque ao mesmo tempo que, a um nível, formal a densidade do silêncio e sua violação guiam a construção e os ritmos precisos da obra.

Em Portugal, Pedro passou originalmente no festival Curtas Vila do Conde antes de chegar a Lisboa como parte da competição portuguesa do Queer Lisboa. Fora das nossas fronteiras, a curta-metragem já foi apresentado ao público canadiano no Festival do Novo Cinema de Montreal, e também passou por Israel no Festival Internacional de Cinema de Haifa. Outros países no seu roteiro pelo circuito dos festivais são o Brasil, a Bulgária, a Coreia do Sul e Espanha.

Lê Ainda: 13º IndieLisboa | Entrevista a Leonor Teles

Em Sundance, o filme vai integrar a competição internacional de curtas-metragens narrativas, juntamente com outras 13 produções de diversas nacionalidades. Com sorte, esta curta poderá sair vitoriosa da competição, continuando a coleção de vitórias de jovens cineastas portugueses em alguns dos maiores festivais de cinema do mundo, no seguimento de João Salaviza e Leonor Teles. Mesmo assim, independentemente da sua vitória, esta seleção já será certamente uma honra preciosa.

sundance film festival pedro

Fica atento às notícias publicadas na Magazine HD para te manteres a par das novidades sobre o circuito de festivais de cinema em todo o mundo assim como os desenvolvimentos mais recentes do cinema português!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *