Peggy Cummins, atriz de Mortalmente Perigosa, morre aos 92 anos

Peggy Cummins, protagonista do film-noir “Mortalmente Perigosa” faleceu no passado dia 29 de dezembro aos 92 anos. 

Mais uma estrela da Era Dourada de Hollywood faleceu. Peggy Cummins, a estrela do clássico noir “Mortalmente Perigosa” (“Gun Crazy” no original), faleceu na passada sexta-feira (29 de dezembro) aos 92 anos de idade. A atriz, que vivia em Londres, foi vítima de um ataque cardíaco, como anunciou a sua família.

Peggy Cummins nasceu a 18 de dezembro de 1925 no País de Gales e iniciou a sua carreira de atriz ainda jovem, aos 13 anos, estreando-se nos palcos londrinos. A atriz protagonizou filmes britânicos como “Old Mother Riley Detective” (1943) e “English Without Tears” (1944).

Peggy Cummins em “Mortalmente Perigosa”

Peggy Cummins

O seu talento rapidamente captou a atenção de Darryl F. Zanuck, o magnata dos estúdios 20th Century Fox, que a convidou para protagonizar filmes em Hollywood. Em 1945 participaria em “Moss Rose” (1947) e “Escape” (1948).

Seguir-se-iam outros trabalhos de sucesso, muito embora fosse “Mortalmente Perigosa”, o desempenho responsável para a lançar para o estrelato. Em “Mortalmente Perigosa” a atriz esteve ao lado do ator John Dall, e os dois interpretam um casal de ladrões de bancos e que cometiam alguns crimes. A história inspiraria mais tarde o filme “Bonnie & Clyde”, de Arthur Penn com Warren Beatty e Faye Dunaway e, influenciaria ainda alguns cineastas da Nouvelle Vague. 

Tudo isto faria com que em 1998, “Mortalmente Perigosa” fosse selecionado para a preservação do National Film Registry pela sua importância na história do cinema.

Peggy Cummins deixa dois filhos. “Mortalmente Perigosa” foi recentemente exibido na Cinemateca Portuguesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *