© Sony

PlayStation | Vem aí um comando acessível a todos

Mais um passo na inclusão por parte da PlayStation! A marca nipónica está a trabalhar num comando que vai quebrar barreiras.

Desde da primeira PlayStation, no longínquo ano de 1994, o famoso Dualshock tem sofrido várias mudanças, apesar da sua base manter-se bastante idêntica. Um comando versátil, sobretudo agora com a versão para a PlayStation 5. Contudo, não basta para chegar a todos os jogadores. E a pensar nisso, a PlayStation está a trabalhar no projeto Leonardo, com um comando totalmente novo e acessível a todos.

Lê Também:   Steam Winter Sale: 10 jogos por menos de um euro

Com as produtoras cada vez mais preocupadas com a acessibilidade, onde se destaca as diversas opções de “God Of War Ragnarok” e “The Last of Us Part I”, a PlayStation também está a rumar nesse sentido. O novo projeto, que vai chegar somente à PlayStation 5, contou com a ajuda de especialistas em questões de acessibilidade, com ajuda de organizações como AbleGamers, SpecialEffect e Stack Up, membros da comunidade e produtores. O objetivo é criar um comando altamente personalizável, mais confortável para os jogadores com incapacidades, de forma também a permitir que possam jogar por períodos maiores.

Mas o aspeto mais importante deste comando é a sua alta capacidade de personalização. Ou seja, o comando permite aos jogadores escolherem onde posicionam os botões, que além disso, traz um vasto conjunto de botões dos mais diferentes tamanhos e formas. O próprio analógico pode ser ajustado para corresponder à preferência do jogador.

PlayStation
© Sony

Aliado a esta vertente (hardware), o sistema (software) também pode ser personalizado. Nesse sentido, os jogadores podem programar os próprios botões, por exemplo, a junção de “R2” + “L2” pode ser fundido num único botão.  Da mesma forma também criar perfis de comandos. Com isto, os jogadores podem configurar um perfil com uma determinada combinação de botões e as suas respetivas funcionalidades. Podem criar até três perfis.

As possibilidades de como o comando pode ser utilizado também é impressionante. Ou seja, o comando está desenhado para funcionar de várias maneiras, como apoio ao comando da PlayStation 5, ou somente com este. Podem ser utilizados até dois destes comandos ao mesmo tempo. O seu formato redondo quebra as barreiras de botões mais difíceis de alcançar, como é o caso dos gatilhos. No final, depende sempre da forma como os jogadores querem jogar, e  conforme também o próprio jogo. Por exemplo, além destas duas formas acima mencionadas, o jogador pode utilizar o comando existente da PlayStation 5, e um amigo ou familiar pode ajudar com o comando do projeto Leonardo. O comando é extensível através de quatro entradas 3.5mm AUX, permitindo inúmeras possibilidades de utilização, ao anexar mais botões e analógicos.

PlayStation
© Sony

Além disso, o seu design é totalmente liso, portanto não é necessário ser segurado. Com isso, também é facilmente montado num tripod. Segundo um dos designers responsáveis, So Morimoto, “o projeto Leonardo faz parte da gama de produtos da PS5, e é baseado no mesmo estilo conceptual. Inspiramos-nos na ideia de todos os jogadores aproveitarem o mundo da PlayStation juntos. A nossa equipa experimentou e testou dezenas de designs com especialistas de acessibilidade, de forma a ver novas formas para ajudar a que o comando fosse mais eficaz. Acabamos finalmente por usar um “controlador dividido”, permitindo uma forma livre de reposicionar o analógico, à esquerda ou à direita. Nós queremos dar o poder para criarem as suas próprias configurações.”.

O projeto Leonardo encontra-se em desenvolvimento, e no futuro, a marca vai revelar mais novidades, sobre a data de lançamento e preço.

TRAILER | A PLAYSTATION TORNOU OS JOGOS MAIS ACESSÍVEIS

O que achas deste comando? Vai cumprir o seu propósito?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *