© Porto/Post/Doc

Porto/Post/Doc | Nona edição arranca hoje no Porto

Já começou a nona edição do Porto/Post/Doc, o festival de cinema que ocupa vários espaços da cidade para levar o público a pensar e a dialogar sobre as temáticas atuais.

São mais de 100 os filmes que marcarão os 10 dias do festival Porto/Post/Doc, com o objetivo de propor um olhar transversal sobre o cinema contemporâneo e as obras de cineastas que têm vindo a marcar a história do cinema.

Lê Também:
Awards Season 2022/2023 | Calendário da temporada de prémios até aos Óscares

Em destaque estão 8 longas metragens, parte da competição internacional do certame, um olhar panorâmico sobre questões políticas e sociais que marcam a atualidade. Estes filmes são de Adnane Baraka (Fragments from Heaven), Antoine Cattin (Holidays), Claudia Müller (Elfriede Jelinek – Language Unleashed), Gastón Solnicki (A Little Love Package), Jenifer Malmqvist (Daughters), Maria Kaur Bedi e Satindar Singh Bedi (The Curse), Sergei Loznitsa (The Natural History of Destruction), e Simon Lereng Wilmont (A House Made Of Splinters).

Hallelujah - Leonard Cohen, A Journey, A Song
Hallelujah – Leonard Cohen, A Journey, A Song © Porto/Post/Doc

Mas os grandes filmes não param aqui. Já a abrir o festival, o Coliseu Porto Ageas recebe “Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song”, uma obra de Daniel Geller e Dayna Goldfine sobre a história da intemporal canção de Leonard Cohen. Este integra a competição Transmission onde poderás ver, entre outros, Na Sombra (documentário sobre Véspera, o mais recente disco dos Clã), Sonic Fantasy (filme sobre a gravação de Thriller de Michael Jackson), Meet Me in The Bathroom (que visita a história da criação da DFA Records e de bandas como os LCD Soundsystem, The Strokes ou Yeah Yeah Yeahs), Viagem do Rei (uma viagem ao universo criativo de Rui Reininho) e God Said Give ‘Em Drum Machines (sobre os fundadores do techno de Detroit). A cerimónia de entrega de prémios contará com a exibição de All the Beauty and the Bloodshed, filme de Laura Poitras sobre a artista e ativista Nan Goldin. Este filme é mostrado numa parceria com o LEFFEST.

A competição Cinema Falado, focada em obras produzidas em países lusófonos) integrará, entre outros, a estreia do novo filme de Mariana Caló e Francisco Queimadela (Águas e Espelhos), Ery Claver (Nossa Senhora da Loja do Chinês), Rodrigo Ribeiro-Andrade (Solmatalua) ou Ricardo Leite (As Maçãs Azuis), assim como a exibição de Viagem ao Sol de Susana De Sousa Dias e Ansgar Schaefer, Águas do Pastaza de Inês T. Alves e Mangrove School de Filipa César e Sónia Vaz Borges.

Pára-me de Repente o Pensamento
Pára-me de Repente o Pensamento © Porto/Post/Doc

O ciclo de conversas Fórum do Real será marcado pelo tema central do festival, Neurodiversidade, do qual já se havia anunciado o programa de filmes. As quatro conversas abordarão as questões específicas das representações da saúde mental no cinema e o trabalho criativo com, e por, pessoas neurodiversas. Integrarão os painéis, entre outros, o maestro Martim Sousa Tavares, o realizador Jorge Jácome, o psiquiatra Adrian Gramary, o escritor Hugo Van der Ding, o fotógrafo Paulo Pimenta e o realizador Jorge Pelicano.

Novidade no festival a criação do LABCeuta, um laboratório de cinema que propõe desenvolver atividades complementares em volta da competição Cinema Novo, onde o mote principal é a reflexão em torno do cinema como meio de expressão artística e de exploração de realidades. O mesmo integrará uma carta Branca à jornalista Teresa Vieira, conversas e atividades vocacionadas para os realizadores.

A edição 2022 do Porto/Post/Doc contará ainda com uma secção infanto-juvenil (School Trip), com propostas direcionadas a escolas e famílias, a tradicional competição Cinema Novo (com filmes de escola), assim como uma dimensão Industry, direccionada a profissionais nacionais e internacionais do setor. De volta estão também as sessões de cinema imersivo no Planetário, assim como o programa focado em novos talentos do cinema europeu (este ano dedicado a realizadores suíços) e o Cinefiesta.

Qual o programa que mais te cativa? Estás a pensar passar pelo Porto/Post/Doc?

Ângela Costa

Mestre em Cinema pela Universidade da Beira-Interior, sou apaixonada pelo cinema japonês e toda a cultura que o envolve. Adoro igualmente fotografia e se tiveres curiosidade passa no meu Instagram ;) Música e videojogos são dois outros grandes interesses.

Ângela Costa has 2366 posts and counting. See all posts by Ângela Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.