Faya Dayi © Porto/Post/Doc

Porto/Post/Doc 2021 | Programa completo anunciado

O Porto/Post/Doc: Film & Media Festival está de regresso de 20 a 30 de novembro em formato presencial e com mais de 99 filmes. 

A 8ª edição do Porto/Post/Doc: Film & Media Festival decorre já a partir do próximo sábado, dia 20 de novembro num conjunto de espaços da cidade do Porto. O festival passa pelo Teatro Municipal do Porto – Rivoli, Passos Manuel, Coliseu Porto Ageas, Casa Comum da Reitoria da Universidade Porto, Sala Estúdio Perpétuo e Planetário do Porto – Centro Ciência Viva. O objetivo será aproximar o público para o cinema, performance e festas que decorrerão durante este festival.  Além do formato presencial, o Porto/Post/Doc: Film & Media Festival tem uma extensão online, que desta forma permite chegar a mais espectadores por todo o país.

Porto/Post/Doc 2021: Regresso ao formato presencial

Entre os grandes destaques do Porto/Post/Doc 2021 encontramos “Babi Yar” que marca o regresso de Sergei Loznitsa aos festivais portugueses. Nesta obra, Loznitsa reuniu vários materiais de arquivo para transportar-nos numa viagem no tempo, até à Ucrânia ocupada por nazis em 1941 e onde acabariam por realizar um dos maiores massacres. O filme esteve estreia mundial na passada edição do Festival de Cannes, tal como “I Am So Sorry“, do aclamado cineasta Zhao Liang (vencedor do grande prémio da segunda edição do Porto/Post/Doc em 2015).

Nesta obra, o cineasta lida com as consequências da energia nuclear na nossa sociedade. De mencionar também “Faya Dayi”, aclamado filme de Jessica Beshir que venceu o Grande Prémio do Festival Visions du Réel, e que percorre a região de Harar, de onde é natural a cineasta, e onde aborda os rituais da planta do khat. O Porto/Post/Doc 2021 encerra no dia 30 de novembro com um espectáculo de performance musical intitulado “As filhas do fogo”, de Pedro Costa.

A grande novidade deste ano do festival é o ciclo de debates Call to Action sorientado por duas plataformas de jornalismo independente e ativista, Gerador e Divergente, e contará com a participação, entre outros, de Ailton Krenak (líder indíngena e ativista), Truls Lie (jornalista e crítico de cinema na Modern Times Review), Marc Bauder (realizador de Who We Were), Ana Milhazes (Lixo Zero Portugal), Elsa Cerqueira (docente distinguida com o prémio de Melhor Professora do Ano em 2021) e Constança Carvalho Homem (programadora do Queer Lisboa e Porto).

Charlotte Gainsbourg
Charlotte Gainsbourg © Casper Sejersen

O Porto/Post/Doc trará também alguns filmes pela primeira vez à cidade do Porto como “Jane Par Charlotte”, o filme de Charlotte Gainsbourg sobre a sua progenitora, “Arte da Memória”, o mais recente filme do Rodrigo Areias onde o mesmo visita o processo criativo de Daniel Blaufuks, Pedro Bastos e José Rufino; “Pato Pathos”, filme de Cunha Pimentel sobre o enólogo Luís Pato.

A programação completa do Porto/Post/Doc poderá ser consultada em na página oficial do festival. Abaixo poderás conhecer os filme escolhidos para a seleção em Competição Internacional desta que é a 8ª edição.

SELEÇÃO COMPETIÇÃO INTERNACIONAL 2021

Babi Yar. Context, Sergei Loznitsa, Holanda, Ucrânia, 2021, DOC, 121′
Beatrix, Lilith Kraxner, Milena Czernovsky, Áustria, 2021, FIC, 95′
Eles Transportan a Morte, Helena Girón, Samuel M. Delgado, Espanha, Colômbia, 2021, FIC, 75′
Esquirlas, Natalia Garayalde, Argentina, 2020, DOC, 70′
Faya Dayi, Jessica Beshir, Etiópia, EUA, Qatar, 2021, DOC, 120′
Gabi, Between Ages 8 and 13, Engeli Broberg, Suécia, Noruega, 2021, DOC, 75′
I Am So Sorry, Zhao Liang, França, China, 2021, DOC, 100′
Looking for Horses, Stefan Pavlović, Holanda, Bósnia Herzegovina, França, 2021, DOC, 87′
Taming The Garden, Salomé Jashi, Suíça, Alemanha, Geórgia, 2021, DOC, 91′
The Last Shelter, Ousmane Samassekou, Mali, França, África do Sul, 2021, DOC, 85′

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *