Ice Merchants ©Cinemundo

Portugal domina Premiação de Animação Ibero-Americana

Portugal comemorou o seu centenário da animação ao ser distinguido na sétima edição dos Quirino Awards.

Nascidos da necessidade de reconhecer o talento na indústria da animação ibero-americana, os Quirino Awards celebraram a sua sétima edição no Teatro Leal de San Cristóbal de La Laguna, em Tenerife.

Os prémios foram batizados em honra de Quirino Cristiani,  o realizador de “O Apóstolo” (1917), a primeiro longa-metragem de animação da história.

Lê Também:   Ice Merchants, em análise

Este ano, quatro produções portuguesas foram galadoardas, tais como “Nayola” de José Miguel Ribeiro que conquistou o prémio de Melhor Longa-Metragem, “O Homem do Lixo”, de Laura Gonçalves que venceu Melhor Curta-Metragem, “Ice Merchants”, de João Gonzalez, que ganhou Melhor Desenvolvimento Visual e ainda, “Garrano”, de David Doutel e Vasco Sá, que alcançou o prémio de Melhor Design de Som e Música Original.

“Nayola” retrata o impacto da guerra civil angolana em três gerações de mulheres. O filme estava também nomeado para Melhor Desenvolvimento Visual.

“O Homem do Lixo” é uma animação 2D sobre uma família que se junta para recordar a história do tio Botão, abordando a ditadura e a emigração ilegal de Portugal para França, relembrando ainda o seu talento para transformar os objetos descartáveis do seu trabalho em verdadeiros tesouros.

A curta-metragem “Ice Merchants”, que se tornou a primeira nomeação de um filme português ao Óscar, retrata a emocionante história de um pai e o seu filho que saltam de paraquedas de sua casa vertiginosa e fria, presa a um penhasco, para irem a uma distante aldeia no chão, onde vendem o gelo que produzem diariamente.

“Garrano” é uma curta sobre um cavalo Garrano que tem de puxar uma carga pesada sob um sol escaldante.  Ao mesmo tempo que o jovem Joel descobre um homem prestes a incendiar a floresta.

O evento que celebrou também o centenário da animação em Portugal, revelou-se uma cerimónia triunfante, resultando num devido reconhecimento para a vasta e rica história do cinema de animação português.

Confere os restantes vencedores: 

Melhor Filme – “Nayola”, (José Miguel Ribeiro, Portugal)

Melhor Design De Som e Música Original – “Garrano”, (David Doutel, Vasco Sá, Portugal)

Melhor Desenvolvimento Visual – “Ice Merchants”, (João Gonzalez, Portugal)

Melhor Curta-metragem – “The Garbage Man”, (Laura Gonçalves, Portugal)

Melhor Série – “Jasmine & Jambo”, (Silvia Cortés, Espanha)

Melhor Filme Comissionado – “This Dog Looks Weird”, (Facundo Quiroga, Juan Nadalino, Sebastián García, Argentina)

Melhor Animação de Videojogos – “Endling – Extinction is Forever”, (Herobeat Studios, Espanha)

Melhor Design de Animação – “Passenger”, (Juan Pablo Zaramella, Argentina)

Melhor Curta-metragem de Estudante – “Chimborazo”, (Keila Cepeda, Equador, produzido em Espanha)


A MHD recomenda Ice Merchants ☺️


TRAILER | CONHECE O NOMEADO AO ÓSCAR, ICE MERCHANTS

Estás orgulhoso por esta conquista do cinema nacional?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *