Poupa dados móveis com o RAISR, da Google

O RAISR, tecnologia da google de compressão de imagens, pode ser utilizado por quem tem uma conta no Google+.

O RAISR (Rapid and Accurate Super Image Resolution), nova tecnologia, desenvolvida pela Google, de compressão de imagens, quer garantir que poupas dados sem teres que abdicar da qualidade das imagens.

Por agora,  a RAISR só pode ser utilizada no serviço Google+ mas a tecnológica já anunciou que tem em vista planos de expansão para que seja usada de forma mais ampla.

Geralmente, partilhar imagens, especialmente se forem de alta resolução, leva a um grande consumo de dados móveis. Até agora, por uma questão de economizar os dados disponíveis, a solução passava sempre por comprimir as imagens, o que conduz a uma grande perda de qualidade das mesma.

Vê também: 10 dos produtos mais interessantes da CES

O Google+ permitem que as fotos fossem partilhadas com resolução superior a 2048 pixels e a Google vai passar a usar o RAISR para mostrar imagens grandes nos telemóveis dos utilizadores.

O RAISR utiliza uma versão da imagem com 1/4 do tamanho original, expande-a para a dimensão inicial e aplica-lhe um filtro, que nos leva a crer que a versão de baixa resolução está a par com a variante original.

Segundo a Google, com esta tecnologia é possível poupar até 75% do consumo de dados. A tecnologia só funciona no sistema Android e está disponível para todos os utilizadores do Google+.

raisr

Cátia Santos

Observadora, comunicadora, crítica, muito curiosa, apaixonada pela escrita criativa e informativa. Devoradora de livros e de música, com um especial gosto por tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *