Predator: Badlands quebra tradição com mais de 38 anos
Uma das sagas mais populares da 20th Century Studios prepara-se para regressar aos ecrã já no próximo mês. “Predator: Badlands” procura reabilitar a saga no grande ecrã, após o sucesso surpreendente de “Prey” no streaming.
“Predador” chegou pela primeira vez aos ecrãs mundiais em 1987, com um filme liderado por Arnold Schwarzenegger. A obra de John McTiernan surpreendeu tudo e todos e viria mesmo a ser nomeada a um Óscar. No entanto, as sequelas que se seguiram procuraram novos caminhos acabando por abandonar a jornada de Schwarzenegger.
Assim, sem a energia e carisma de Schwarzenegger no papel principal, as sequelas acabaram por cair no esquecimento. No entanto, após a aquisição da 20th Century Studios por parte da Walt Disney, a empresa do Rato Mickey procurou dar nova vida ao franchise.
“Prey” estreou no streaming em 2022 não só revitalizou a saga, como deu esperança para um futuro fértil. Agora, Dan Trachtenberg está de regresso com um novo filme, “Predator: Badlands”, mas desta vez o destino é mesmo o cinema.
Qual a história de Predator: Badlands?
Embora até ao momento todos os filme tenham acompanhado a jornada de humanos que procuram sobreviver aos ataques de um Predador, o novo filme inverte a narrativa. Assim, os espectadores são agora convidados a acompanhar a desafiante jornada de um jovem Predador.
Nascido num planeta de guerreiros, Dek vê-se enviado para um perigoso planeta cheio de criaturas esfomeadas. No entanto, a sua missão não será apenas lutar e demonstrar a sua destreza, mas também sobreviver às ameaças que encontra. No entanto, para tal vê-se forçado a colaborar com Thia, uma Android.
Que tradição quebra o novo filme?
Embora conte com uma longa e histórica presença no grande ecrã, que já conta com 38 anos, “Predador” tem mantido uma grande consistência no estilo. Os filmes possuem grandes elementos de ficção científica clássica, como naves espaciais, extraterrestes e planetas alienígenas. Além disso, também o tom tem sobrevivido ao longo dos anos, com a violência e o gore sempre presentes. Isto levou a que todos os filmes tenham alcançado uma classificação etária direcionada a adultos.
No entanto, com “Predator: Badlands” a história será diferente. Embora o filme continue a apostar na violência e gore, bem como nos elementos de ficção científica, a classificação etária será para uma audiência mais jovem. O novo filme decorre num planeta onde não há humanos, como tal a violência será direcionada a monstros e a Android, que não possuem o tradicional sangue vermelho. Assim, o novo filme consegue evitar as restrições da classificação etária sem remover os elementos que tornam a saga tão popular.
Quem faz parte da equipa do filme?
Escrito por Patrick Aison e Dan Trachtenberg, “Predator: Badlands” conta com Trachtenberg na cadeira de realizador. O cineasta tem demonstrado uma grande aptidão para a ficção científica, com obras como “10 Cloverfield Lane”, “Black Mirror” e “The Boys“.
Já no elenco, contamos com o talento de Elle Fanning no papel de Thia e Dimitrius Schuster-Koloamatangi como Dek. Fanning participou recentemente o elenco de “Death Stranding 2: On the Beach“, “A Complete Unknown” e “The Girl from Plainville”. No entanto a atriz é mais conhecida por “Maleficent” e “The Great“.
O que diz a crítica sobre Predador?
“Predator” de 1987 conta com uma impressionante aprovação de 81% no Rotten Tomatoes. No entanto, “Prey” revelou-se o filme mais popular da saga com 94% de aprovação entre os críticos da plataforma. “A direção firme de John McTiernan para a ação sangrenta do filme compensa os desempenhos algo hesitantes”, constata o The Times sobre o filme original.
Por fim, Wendy Ide do Observer, venera “Prey” referindo que: “Uma prequela da série ‘Predador’ que se mantém fiel à essência do original, elegantemente violento, com gráficos pegajosos, impossivelmente tenso, ao mesmo tempo que funciona satisfatoriamente como uma entidade autónoma”.