Primavera Sound Porto 2023 | Rosalía regressa como MOTOMAMI
Até 10 de junho de 2023, a Magazine.HD vai estar no Parque da Cidade, Matosinhos, para acompanhar a 10ª edição do Primavera Sound Porto. No segundo dia, Rosalía apresentou-se como a grande cabeça de cartaz inegável.
Uma máquina pop bem oleada, Rosalía provou, neste seu regresso ao Primavera Sound Porto, que um verdadeiro fenómeno cultural (e ícone, a esta altura do campeonato) pode surgir de qualquer parte. Habitualmente reservado às terras de sua majestade ou ao novo mundo, o estatuto de super-estrela da pop a que Rosalía conseguiu ascender não é feito pequeno ou comum. Todavia, aqui, neste dia 8 de junho de 2023, a catalã mostrou, uma vez mais, o quão legítimo é o seu sucesso.
Com uma entrada capaz de rivalizar com as maiores tours do mundo da pop à escala planetária, a MOTOMAMI apresentou-se num fato justo com cabedal e o já habitual capacete de leds que nos evoca tanto motoqueiros como o próprio diabo. Rosalía veio ao Parque da Cidade apresentar uma versão sumária – com pouco mais de uma hora – da mesma tour que passou o ano passado pelo Altice Arena.
Apesar de mais condensado, o espetáculo não perdeu, de forma alguma, o seu sentido de grandiosidade, com dançarinos e performer central cada vez mais alinhados. A coreografia, essa rivaliza com a das maiores estrelas dançantes, de Beyonce a Shakira e mais além. Musicalmente, Rosalía mostra uma vez mais a sua enorme ginástica vocal e a sua jornada entre géneros. Quem diria que casar leves influências nipónicas com Reggaeton e Flamenco poderia resultar? Nunca antes vimos tal, apenas no mundo de Rosalía. Se “Chicken Teriyaki” resulta, realmente o céu é o limite para os casamentos musicais de MOTOMAMI.
Uma vez mais, e à semelhança do ocorrido no Altice Arena aquando da sua última visita, a esmagadora maioria dos momentos musicais foram retirados de MOTOMAMI, mas não deixou de haver tempo para recordar alguns dos seus êxitos prévios, com particular destaque para o sempre avassalador momento de “MALAMENTE”.
Além disso, os novos destaques do alinhamento incluem “Vampiros” e “Beso”, duas músicas que antecipam uma nova fase na carreira híbrida de Rosalía – sempre com um pé em Espanha e outro na América Latina – a colaboração musical com o seu atual parceiro, Rauw Alejandro.
E claro, uma vez mais, a cantora conseguiu impressionar a plateia não só através da sua arrojada e bem orquestrada coreografia de palco, como também através do seu belíssimo vibrato e timbre. Momentos como a versão espanhola de “Heroe“, do seu conterrâneo Enrique Inglesias ou ainda “Hentai”, do último disco (entoada ao piano com bastante emoção, como é da praxe) mostraram-nos a sua versatilidade e capacidade de interpretação (quem diria que Inglesias podia ser tão acutilante?).
Resta esperar o quarto álbum, supostamente para breve, e que nos apresentará uma outra faceta da artista e um reino de influências.
O Primavera Sound Porto continua no Parque da Cidade até ao dia 10 de junho de 2023. Está na tua agenda?