Máscara MO | © MO

Primeira máscara que inactiva o coronavírus é portuguesa

Após vários meses de estudo, uma equipa portuguesa cria a primeira máscara em todo o mundo responsável por eliminar o COVID-19.

Um projecto feito em Portugal, está a dar que falar em todo o mundo! Cientistas e empresários desenvolveram “a primeira máscara com capacidade de inativar o vírus que causa a covid-19”. A MOxAdTech, como é conhecida a máscara, passou recentemente todos os testes realizados pelo Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes.

A concepção da máscara resultou de uma parceria entre a fabricante Adalberto, a retalhista de moda MO da Sonae Fashion, o iMM, o centro tecnológico CITEVE, e a Universidade do Minho.

“A máscara beneficia de um revestimento inovador que neutraliza o vírus SARSCoV-2 quando este entra em contacto com o tecido, efeito que se mantém mesmo depois da realização de 50 lavagens” pode ler-se em comunicado de imprensa. “O projecto pretende, desde a primeira hora, reforçar a protecção pessoal na actual situação de pandemia, tornando acessível o vestuário técnico ao maior número de pessoas possível”, acrescentam os responsáveis pelo mesmo.

Lê Também:   Fujifim lança nova Instax mini LiPlay

De acordo com o virologista Pedro Simas, a máscara “tem a capacidade de eliminar quase a 100% o vírus”, e mesmo depois de ser lavada cerca de 50 vezes, continua a inativá-lo.

As máscaras podem ser adquiridas no site da Adalberto ou da MO.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *