Primeiro ataque de Ransomware em computadores Apple

 

Durante este fim de semana, foi registado pela primeira vez um ataque de vírus Ransomware em computadores da Apple.

Segundo a empresa de segurança Palo Alto Networks, esta é a primeira vez que hackers enviam este tipo de software, conhecido como Ransomware, para os computadores Mac da Apple. Este tipo de golpe, já é familiar a quem possui computadores com Windows, pois nos últimos tempos tem existido um crescimento deste ataque.

Lê também: Google | Direito de ser esquecido chega à Europa

Desta vez, o vírus estava escondido num update 2.90 do programa BitTorrent Transmission, utilizado para download de torrentes nos Macs. Quem fez a instalação entre os dias 4 e 5 de março, corre o risco de ter sido infetado.

O Ransomware basicamente consiste na criptografia de arquivos nos computadores infectados, onde é exigido um pagamento de uma bitcoin (vale cerca de 363 euros) ao hacker que fez o ataque. Em troca, o utilizador recebe um link que permite recuperar os ficheiros danificados.

Lê Também:
Apple TV+ apresenta série com Jennifer Aniston, Reese Witherspoon e Steve Carell

Para ajudar a resolver o problema, no site da Transmission, já foi lançado um novo update para o programa, o 2.92 e é aconselhado a toda a gente que o instale, pois este impede que o malware faça qualquer tipo de acção no Mac e remove-o do sistema.

Sempre existiu a ideia que os computadores da Apple não precisam de qualquer tipo de proteção e que são totalmente seguros. Com este golpe, essa imagem pode ter ficado um pouco abalada, no entanto a Apple já retirou os desenvolvedores do programa da lista de produtores de conteúdos de confiança.

Não percas: Nova versão do WhatsApp possibilita a partilha de documentos

Silvia Farinha

Licenciada em Educação e Comunicação Multimédia, descobri o gosto pela escrita. O gosto pelos videojogos sempre o tive, então pensei em juntar os dois! E aqui estou eu, aficionada de todo o tipo de jogos, desde desportivos ao indie mais obscuro que possam imaginar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *