Apresentado projeto DESPERTArt

 

O Museu Coleção Berardo e a Nintendo apresentaram ontem, dia 8 de novembro, o projeto DESPERTArt, uma ação pedagógica que tem como objetivo sensibilizar as crianças para o mundo artístico.

Este projeto vai decorrer a nível nacional, em 26 cidades, de 5 de novembro a 14 de dezembro. As crianças visadas por esta iniciativa são alunos do quarto ano de escolaridade que poderão desta forma interagir com conteúdos artísticos e pedagógicos através de um software, intitulado “New Art Academy”, que está disponível para a Nintendo 3DS.

O projeto DESPERTArt pretende levar gratuitamente a arte e a tecnologia às escolas, sendo que as crianças participarão numa série de desafios que têm por base a reprodução de obras de arte através da consola da Nintendo e com o apoio de monitores pedagógicos do Museu Coleção Berardo.

“O projeto DESPERTart tem o mérito de estar assente nos princípios fundamentais que estão na origem do museu: democratização da acessibilidade e do conhecimento da arte moderna e contemporânea.”, disse Pedro Bernardes, diretor geral do Museu Coleção Berardo. “Com o DESPERTart, usando criativamente e sob orientação pedagógica, o software da Nintendo, o museu consegue transportar-se para a sala de aula, reforçando desta forma a sua missão.”

Os jovens que participarem neste projeto poderão ainda contribuir para a construção de uma galeria virtual de autorretratos.