QNAP NAS TS-453mini, em Análise

Rápido, silencioso e prático, o QNAP TS-453mini “é um NAS” que fica bem em qualquer sala.

Com um design discreto e sem apresentar grandes dimensões, o NAS TS 453mini da reputada QNAP enquadra-se em qualquer sala com um preto suave que fica bem ao lado de qualquer TV. Aliás, é esse o objetivo deste QNAP, o de ser um NAS doméstico mas poderoso.

Com uma saída HDMI, colocar este NAS ao lado da televisão é algo natural. Com slots para 4 discos de 3,5 polegadas, preencher este NAS torna-se caro, pois este estará vazio quando o comprarem. Por outro lado, a liberdade para comprares os discos que quiserem é uma vantagem, pois será possível adaptar as slots para discos de 2, polegadas ou até SSDs.

qnap

Com um processador 2GHz quad-core Intel Celeron CPU e2GB de RAM, este é um dos mais poderosos NAS do mercado doméstico, podendo ainda receber um update é 8 GB de RAM. Todo este poder funciona de forma muito silenciosa, ao ponto de não o ouvirmos trabalhar. Outro aspeto muito positivo é a facilidade de instalação que não precisa de um PC. Basta ligarem um rato e uma TV e rapidamente irão concluir a instalação.

 

Vê também: Razer Naga Epic Chroma, em Análise

 

Para além disso o QNAP oferece, provavelmente, o sistema operativo mais fácil de usar em todos os NAS que já experimentámos. Usufruir de todas as suas potencialidades é bastante intuitivo, mesmo quando tentamos personalizar os seus vários modos RAID: JBOD, RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 6, RAID 10.

QNAP_TS-453mini-Photo-demoshot

Sendo um NAS para estar na nossa sala, o comando remoto é uma mais valia e as suas duas entradas de rede e cinco de USB completam um conjunto muito bem conseguido.

Quer seja a reproduzir fotos, música, filmes nas mais altas resoluções ou a fazer rápidas transferências, nunca notámos uma quebra de performance no 453mini. É, claramente, um produto poderoso que consegue ser fácil de usar. O seu único problema é o seu custo. Para um produto que não traz discos rígidos, o seu preço é elevado, pois precisarão de pelo menos 400 euros, e depois ainda terão de comprar os discos. Se o orçamento não for um problema (quer seja para comprar logo todos os discos ou aos poucos), ou se quiserem o melhor desta gama, então este é a escolha certa.

Luís Pinto

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *