Jogo de sobrevivência Rust adiciona personagens femininas

Metade dos jogadores passam a controlar doravante uma personagem feminina e a comunidade encontra-se revoltada.

Conhecem o jogo Rust? É um jogo de sobrevivência lançado em 2013 no Steam em sistema de Acesso Antecipado onde os jogadores começam o jogo literalmente nus num mundo hostil que os pode matar das mais variadas maneiras, desde ataques de animais selvagens, fome, hipotermia, radiação ou, no pior dos casos, às mãos do elemento mais aterrador e perigoso de todos: os outros jogadores. É uma ideia interessante e dada a receção bastante positiva por parte da comunidade pode-se considerar que a produtora Facepunch Studios tem feito um bom trabalho nos últimos três anos. Mas a última atualização causou uma certa consternação.

Lê também: Top Remasters

Isto porque até agora todos os jogadores em Rust começavam o jogo com o mesmo tipo de personagem: um homem careca cuja raça e… tamanho de uma determinada parte da sua anatomia (sim, essa parte) eram automaticamente definidas com base na Steam ID da sua conta. Isto significa que é impossível alterar a aparência física do personagem pois esta encontra-se ligada inseparavelmente à conta do Steam do jogador. Mas eis que na última atualização do jogo foi adicionada uma outra variante também definida automaticamente: o sexo do jogador, e assim as novas personagens femininas foram automaticamente atribuídas de forma aleatória a 50% dos jogadores. O que obviamente incomodou uma parte significativa dos jogadores que afirmam não se sentirem confortáveis em jogar com uma personagem de um sexo que não o seu, o que se refletiu numa série de queixas nos fóruns do jogo afirmando que a impossibilidade de criar um personagem à escolha impede a imersão no jogo e a possibilidade de vestir verdadeiramente a pele do personagem.

Rust

Por sua vez, os criadores do jogo afirmam esta é uma mera continuação da sua filosofia de programação. Numa entrevista ao site Eurogamer o programador Gary Newman foi questionado em relação à possibilidade de eventualmente ser possível alterar certos aspetos da aparência dos personagens, ao que este respondeu o seguinte:

“O jogador é quem é. Antes de adicionarmos diferentes raças e sexos era apenas possível jogar com um homem careca, nunca havia qualquer escolha. Portanto não estamos a retirar qualquer tipo de escolha aos jogadores, apenas estamos a acrescentar mais variedade aos modelos dos jogadores. Eu não creio que controlar alguém com um sexo/raça diferente afete o prazer de jogar de quem quer que seja.”

Rust encontra-se já disponível no Steam em Acesso Antecipado.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *