Star Wars | O vestuário das lendas, Leia, Han e Luke
<<O estilo de Poe Dameron e Maz Kanata
Um dos melhores aspetos de Star Wars: O Despertar da Força é a oportunidade de voltar a ver Han, Leia e Luke nos cinemas. Igualmente espetacular é observar como estas figuras evoluíram ao longo dos anos e como isso se reflete na sua imagem.
Outrora o mais charmoso bandido da galáxia, Han Solo ocupa em O Despertar da Força uma posição na narrativa semelhante é de Obi-Wan Kenobi no primeiro filme da saga. Ele é o mentor da nova geração de heróis e, apesar de manter uma certa acidez na sua língua, a figura que Han Solo representa é a de um herói envelhecido ainda cheio de energia e com o seu espírito de aventura bem vivo.
Em 1977, o figurino de Han Solo foi criado como uma espécie de homenagem ao arquétipo do cowboy tão popular na Hollywood de outros tempos. A sua indumentária, no entanto, era fortemente influenciada pela moda dos anos 70, pelo que, para este novo filme, era necessário haver uma considerável modernização.
Tendo em conta esta necessidade de modernização, a vitalidade inegável de Harrison Ford e o estatuto de mentor que Solo adquire, Michael Klapan criou um figurino simples mas que mantém, de certo modo, o estilo descontraído que tanto caracteriza a personagem. Ao mesmo tempo, estas roupas estabelecem subtis ligações entre o mentor e seus heroicos aprendizes. O casaco liga-o a Finn e a camisa, estilo túnica, liga-o a Rey, especialmente em termos de cor e material. Isto faz bastante sentido quando nos recordamos Star Wars de 1977 em que Obi-Wan e Luke usavam roupas fortemente semelhantes como modo de visualmente salientar a sua relação.
Não é apenas Solo que regressa para este sétimo episódio. Leia Organa, agora tratada por general e não por princesa, aparece-nos num traje bastante utilitário e que nada tem que ver com o seu imaculado vestido branco no primeiro filme. Mesmo assim, há uma certa estética dos anos setenta e oitenta na sua indumentária, lembrando as origens cinematográficas desta célebre figura. Afinal, nem sempre é preciso modernizar o que já era anteriormente formidável.
Lê Também: Star Wars | 03. O disfarce de escrava de Leia Organa
Aquando do final de O Despertar da Força, no entanto, o simples utilitarismo das roupas de Leia é substituído por algo mais formal e vistoso, mas que mesmo assim mantém uma linha estética bastante próxima da trilogia original de Star Wars.
Vê Ainda: Star Wars | 04. Luke Skywalker vestido de negro
No que diz respeito a Luke, infelizmente, pouco se poderá dizer sem revelar enormes partes do enredo. De modos gerais o seu visual é o que seria de esperar, um mestre Jedi envelhecido, brevemente vislumbrado na sua glória anciã.
Se gostaste desta análise dos figurinos de Star Wars: O Despertar da Força, lê o nosso top 10 dos melhores figurinos da saga Star Wars (sem contar com este episódio), e consulta ainda a nossa rúbrica sobre a moda, figurinos e seu papel no cinema, Figura de Estilo.
<<O estilo de Poe Dameron e Maz Kanata