© Queer Lisboa

Queer Lisboa assinala Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia

A MHD conta-te tudo sobre como o Queer Lisboa assinalou o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. 

Decorreu no dia 17 de maio, no Cinema São Jorge, uma sessão especial do Queer Lisboa, onde foi apresentado o documentário “Famille Tu Me Hais”.

Em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação ILGA Portugal, o Festival Internacional de Cinema Queer assinalou o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia com a apresentação do filme de Gaël Morel, onde vários jovens franceses da comunidade LGBTQI+ descrevem múltiplas experiências traumáticas e, através dos seus relatos, mostram a necessidade urgente de se dar um maior foco aos episódios de homofobia, transfobia e bifobia que ocorrem diariamente dentro e fora do núcleo familiar – por exemplo, como é apontado no final do documentário, em 2019 os ataques contra pessoas homossexuais e transexuais aumentaram em 36%.

Queer Lisboa | Entrevista a João Ferreira, director artístico do Festival

Num dia que ficou desde logo marcado pelo hastear da bandeira arco-íris nos Paços do Concelho, a sessão foi apresentada por Albino Cunha, presidente do Queer Lisboa. Num curto discurso, foi realçada a presença do realizador Gus Van Sant naquela que será a 25ª edição do Festival, tendo existido ainda tempo para uma reflexão pertinente sobre o termo ‘homofobia’ – afinal, não é a um medo irracional que a palavra se refere, mas sim a um ódio deliberado que não deve nunca ser aceite.

Manuel Grilo – vereador na Câmara de Lisboa – e Ana Aresta – presidente da ILGA Portugal – falaram também ao público presente na sala Manoel de Oliveira, com o primeiro a destacar a dificuldade de acesso a serviços sentida pela comunidade LGBTQI+ e a segunda a sublinhar a importância de responsabilizar líderes políticos pela estagnação de Portugal no que toca a medidas públicas e pelo retrocesso que se observa na Europa em relação aos direitos de pessoas LGBTQI+.

Vê também | Trailer de “Famille Tu Me Hais”

O Queer Lisboa irá decorrer entre os dias 17 e 25 de setembro em modo presencial, tal como aconteceu com esta sessão especial. Podes encontrar mais informações na página oficial do Festival.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *