Top 10 Tarantino | 7. O fato de hospedeira de Jackie Brown

 

<< 8. O vestido vermelho de Shosanna6. O quimono de O-Ren Ishii >>

 

É impossível afastar os olhos de Pam Grier em Jackie Brown, quer seja pelo carisma da rainha do cinema blaxploitation, quer seja pelos seus memoráveis figurinos.

 

Filme em que apareceu: Jackie Brown (1997)

Atriz que vestiu: Pam Grier

Figurinistas: Mary Claire Hannan

 

Quentin Tarantino Jackie Brown

Jackie Brown é uma obra construída a partir da influência visual dos filmes blaxploitation dos anos 70 mesclada com uma formidável sofisticação visual, incluindo uma mestria de composição que deve muito aos grandes filmes noir dos anos 40. Como um filme, este é dos trabalhos mais maturos de Tarantino, mas não é por isso menos energético ou rico em multirreferencialidade. A escolha de Pam Grier para o papel titular é particularmente sublime, com a atriz a ser a perfeita presença carismática para encarnar o sol à volta do qual todo o restante filme orbita.

Lê Também: As referências de Tarantino

Jackie Brown inicia-se com essa mesma atriz, num plano que é uma descarada homenagem a The Graduate, introduzindo a audiência à protagonista do filme. No meio das cores intensas, mas meio gastas e esbatidas da parede de mosaicos de um aeroporto, aparece a imagem de Pam Grier a rainha do cinema blaxploitation, vestida com um uniforme tão azul que parece brilhar na imagem com uma intensidade que logo a revela como alguém a seguir. É impossível tirar os olhos da sua figura, quer seja pelo carisma com que a atriz brilha quer seja pelo fabuloso figurino edificado por Mary Claire Hannan.

Quentin Tarantino Jackie Brown

Uniformes de hospedeiras têm uma tendência a referenciarem modas de outros tempos, nomeadamente os meados do século XX, pelo que com o seu lenço atado à volta do pescoço, a imagem da figura titular de Jackie Brown é uma subtil e fascinante referência a estilos de épocas passadas. No final, este pode ser um uniforme do pior trabalho na vida da personagem central, mas mais nenhuma hospedeira no cinema alguma vez envergou o seu uniforme com o mesmo glamour, estilo e comandante autoridade com que Pam Grier faz neste que é possivelmente o filme mais menosprezado da carreira deste autor.

Quentin Tarantino Jackie Brown

 

<< 8. O vestido vermelho de Shosanna6. O quimono de O-Ren Ishii >>

 



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *