Top MHD | Os filmes do Universo Cinematográfico da Marvel

Começou em 2008. Quando Iron Man e Incrível Hulk chegaram aos cinemas há seis anos atrás, poucas pessoas estavam preparadas para a “revolução nerd” que estava prestes a estourar. Depois chegaram Iron Man 2, Thor e Capitão América e, finalmente, The Avengers. Desde então, os super-heróis são os novos deuses de Hollywood. Analisamos aqui os melhores e os piores filmes dos estúdios Marvel, cujas super-produções conquistaram Hollywood e o mundo.

O top que se segue é uma opinião pessoal de um dos colaboradores da Magazine.HD.

#10 –  The Incredible Hulk / Incrível Hulk (2008)

incrivel hulk marvel

Começamos pelo pior dos filmes produzidos pelos estúdios Marvel. No entanto, The Incredible Hulk é um dos mais importantes desta lista porque, juntamente com Iron Man, foi o responsável por desbravar o caminho para os filmes que vieram depois. Infelizmente, apesar do talento envolvido neste projeto o resultado final acabou por ficar bem aquém das expectativas. Embora o filme tenha sido um modesto sucesso de bilheteira arrecadou consideravelmente menos dinheiro do que Iron Man e, ao contrário deste, em geral não agradou nem aos críticos nem aos fãs. The Incredible Hulk não é propriamente um mau filme, mas também não se pode dizer que seja bom e um filme Marvel tem de ser realmente bom.  Mesmo assim, gostaríamos de ver uma sequela para este filme com o excelente Mark Ruffalo como Bruce Banner/Hulk.

#9 –  Captain America: The First Avenger / Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

Capitao America Marvel

Capitão América foi o quarto vingador apresentado ao público, depois de Iron Man, Hulk e Thor, e o primeiro filme “de época” (e até agora o único) dos estúdios Marvel. Foi também o quinto filme do estúdio e o elo de ligação entre as histórias individuais narradas nos cinco primeiros filmes e o sexto filme da meta-franquia, o monumental The Avengers. Ao contrário do Incrível Hulk, Captain America: The First Avenger é um bom filme, dotado de um argumento sólido e fantásticos valores de produção. O seu único verdadeiro problema é que a história de origem da personagem principal pura e simplesmente não é muito interessante, principalmente em comparação com os outros vingadores.

#8 – Iron Man 3 / Homem de Ferro 3 (2013)

Homem de Ferro 3 Marvel

O maior problema de Iron Man 3 é que Tony Stark passa o filme quase todo sem a sua armadura. Tendo em conta que o que imprime espetacularidade à franquia é justamente tal armadura, não é de estranhar que a terceira entrega da saga tenha ficado um pouco abaixo das suas predecessoras. Mesmo assim, Iron Man 3 é um filme que merece ser visto e conta com o melhor vilão da saga até agora, o Mandarim de Ben Kingsley.

Lê Também:
Vingadores: Endgame | Easter Eggs e Referências

#7 – Thor: The Dark World / Thor: O Mundo das Trevas (2013)

Thor: Mundo Sombrio Marvel

Thor: The Dark World é um bom filme de fantasia que, embora esteja muito bem integrado na história geral do Universo Marvel, propõe uma narrativa própria interessante dotada de um princípio, de um meio e de um fim. Trata-se portanto, de certa forma, de um filme modelo para os filmes de fase 3 que chegarão aos cinemas nos próximos anos. No entanto, falta-lhe a magia do original, esse elemento tão difícil de capturar que, infelizmente, desapareceu na sequela. Esperemos que regresse em Thor:Ragnarok.

#6 –  Iron Man 2 / Homem de Ferro 2 (2010)

Iron Man 2 Marvel

Iron Man 2 foi a primeira sequela produzida pelos estúdios Marvel e, embora tenha recebido algumas críticas negativas, em geral não dececionou. Iron Man 2 continua a história do original de forma inteligente e natural, e acaba por produzir uma aventura que vale por si mesma. Mickey Rourke, que recentemente decidiu trocar os ecrãs pelos ringues, é esplêndido como um dos vilões do filme. A sua personagem, como o próprio ator, é certamente pouco ortodoxa, dando ao filme um vilão mais memorável  do que a primeira entrega. E aquela cena no circuito de fórmula 1… wow! Se essa não foi a melhor cena da saga até agora certamente esteve lá perto.

#5 –  Captain America: The Winter Soldier / Capitão América: O Soldado do Inverno (2014)

Soldado do Inverno Marvel

Capitão América: O Soldado do Inverno foi um estrondoso sucesso de crítica e de bilheteira, transformando-se num dos maiores êxitos do estúdio, assim como um dos maiores e melhores filmes de 2014. A chave do êxito do Soldado do Inverno foi contornar as limitações da personagem principal, introduzindo para isso personagens secundárias fortíssimas como Nick Fury, Black Widow e Falcon. Os vilões da peça também são excelentes, particularmente o próprio soldado do inverno que acaba por ser tão ou mais interessante do que o próprio Capitão América.

#4 – Iron Man / O Homem de Ferro (2008)

Iron Man Marvel

Robert Downey Jr. e o seu Tony Stark conquistaram o mundo em 2008 empregando uma tática de blitzkrieg. Ninguém estava realmente preparado para o playboy bilionário e o seu fato de sonho quando Iron Man aterrou nos cinemas de todo o mundo em 2008,. Seis anos mais tarde, Robert Downey Jr. ganha 30 ou 40 milhões de dólares por filme e Iron Man é considerado o modelo de sucesso para os filmes de super-heróis da Marvel (e não só). Talvez Iron Man não seja o melhor filme da Marvel até agora mas sem ele talvez o Universo Cinematográfico da Marvel nunca tivesse despegado. Iron Man  é para os estúdios Marvel o que Super Mario Bros. é para a Nintendo ou o que A Branca de Neve e os Sete Anões é para a Disney, o grande sucesso a partir do qual o estúdio construiu o seu império.

Lê Também:
Richard Madden pode juntar-se a Eternals da Marvel

#3 –  Thor (2011)

Thor Marvel

Não é nada fácil imaginar um tipo com mais sorte do que Thor. Além de ser o deus do trovão (o que já não está nada, mas mesmo nada mal), é praticamente invencível, é alto, bonito, carismático, namora com a Natalie Portman, é o filho de Odin, possui um martelo de guerra  mágico e que só ele pode levantar estilo Rei Artur e, desde 2011, é um dos super-heróis mais populares do mundo. Essa última distinção deve-a aos estúdios Marvel e ao realizador de Thor (2011), Kenneth Branagh, que foi capaz de criar um filme que mistura géneros tipicamente “nerd” como ficção científica, fantasia e super-heróis, com a sua inata sensibilidade shakesperiana. O resultado foi um épico de imenso valor dramático e de entretenimento, em suma, um dos melhores filmes da Marvel até à data.

#2 – Guardians of the Galaxy / Guardiões da Galáxia (2014)

Guardioes da Galaxia Marvel

Os Guardiões da Galáxia surpreenderam a tudo e todos, convertendo-se no filme de super-heróis mais aclamado por público e crítica do ano. Pela primeira vez, a Marvel apostou tudo numa propriedade intelectual virtualmente desconhecida, e o resultado não poderia ter sido melhor. Os Guardiões superaram nas bilheteiras gigantes como Capitão América, X-Men e até mesmo o fantástico Homem-Aranha. O sucesso é inteiramente merecido, já que Os Guardiões da Galáxia tem tudo o que faz um grande blockbuster: comédia, ação, drama, romance, efeitos especiais, uma grande banda sonora, personagens carismáticas e uma boa história.

#1 –  The Avengers / Os Vingadores (2012)

the avengers marvel

The Avengers revolucionou a indústria cinematográfica em 2012 ao reunir, no mesmo filme, quatro heróis pertencentes a quatro franquias diferentes. Iron Man pode ter sido o filme mais importante para a evolução da Marvel, mas The Avengers é de todos os seus filmes, o mais importante para o mundo do cinema. Ao demonstrar de forma inequívoca o poder comercial e criativo de um universo partilhado, The Avengers mudou a forma como pensamos sobre filmes de super-heróis para sempre, tornando-se assim o filme mais importante neste género desde Superman (1978). Além de ter mudado profundamente o género, The Avengers transformou-se também numa das expressões mais perfeitas do mesmo. Os Vingadores é o blockbuster perfeito, o tipo de filme que nos transporta para outro mundo e nos permite viver uma aventura verdadeiramente inesquecível nesse mundo imaginário. Simplesmente imperdível para qualquer fã de super-heróis que se preze.

 

Qual a vossa opinião sobre este nosso ranking? Concordando com ele ou nem por isso, dêem-nos o vosso feedback nos comentários a este artigo.

Bruno Vargas

Cidadão do mundo, amante do cinema, da televisão, da banda desenhada, dos videojogos, da literatura, da história, da filosofia e da política. Acredito que o Fight Club é o melhor filme alguma vez feito, e que o Tarantino é o melhor realizador dos tempos modernos. O meu super-herói favorito é o Batman embora, se tivesse de escolher, preferisse sem dúvida ser o Super-Homem.

0 thoughts on “Top MHD | Os filmes do Universo Cinematográfico da Marvel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *