"SUL", a nova série da RTP | © Arquipélago Filmes

RTP apresenta nova série, SUL

O novo projecto da RTP é português e chama-se “SUL”. Vem saber mais sobre a nova série e a sua data de estreia.

“SUL”, um policial negro de 9 episódios, é uma série criada por Edgar Medina e Guilherme Mendonça. Com Rui Cardoso Martins, criaram o argumento para a história de “SUL”, que foi apresentada pela primeira vez ao público na Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim. A origem da série teve por base a ideia de transportar uma história do género para a nossa cidade de Lisboa, considerada ideal para pno de fundo de qualquer história.

Lê Também:
Entrevista | A SUL, com Edgar Medina e Guilherme Mendonça

Em “SUL”, Humberto, um inspector da Polícia Judiciária, niilista e socialmente incapaz, investiga um conjunto de mortes suspeitas no Rio Tejo. A investigação decorre ao mesmo tempo que o país atravessa um forte crise económica e social. Com um elenco de luxo, que reúne mais de 100 actores portugueses, o policial realizado por Ivo M. Ferreira conta com protagonistas bem conhecidos do público português, como Adriano Luz (Humberto), Afonso Pimentel, Jani Zhao (Alice), Margarida Vila-Nova (Mafalda), Beatriz Batarda (jornalista), Nuno Lopes (inspector Ribeiro) e Miguel Guilherme (Dário Monteiro).

Sul
Jani Zhao é agente Alice, parceira do existencialista Humberto (Adriano Luz). © Arquipélago Filmes

Com uma narrativa forte, e um universo estético negro, muito característico, “SUL” foi realizado por Ivo M. Ferreira, conhecido por trabalhos como a longa-metragem “Cartas da Guerra”. Tem uma história que nos consegue captar e personagens com as quais não é difícil de identificar.

A banda sonora original da série ficou ao cuidado dos Dead Combo, sendo a série produzida pela Arquipélago Filmes, de Edgar Medina. “SUL” também contou com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual e do Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema, tendo já vários interessados a nível internacional, por ter captado as atenções da imprensa estrangeira.

SUL estreia a 28 de Setembro na RTP1, às 21H.

TRAILER | SUL ESTREIA NA RTP

Costumas ver séries portuguesas?

Marta Kong Nunes

Arquitecta (com um c!) de formação. Coordenadora de profissão. Fanática de cinema e séries por pura paixão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *