Nuno Lopes

São Jorge estreia a 1 de maio no TVCine1

Vencedor de 7 Prémios Sophia, “São Jorge” de Marco Martins é uma das principais estreias para o feriado do primeiro de maio no TVCine1. 

Escolhido da Academia Portuguesa de Cinema para representar Portugal nos Óscares 2018, “São Jorge” chega agora à televisão portuguesa. “São Jorge” foi o grande vencedor dos Prémios Sophia, cuja cerimónia decorreu no passado dia 25 de março.

O filme protagonizado por Nuno Lopes arrecadou 7 prémios, dos 14 aos quais estava nomeado. Levou para casa os troféus de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Ator Secundário, Melhor Realizador, Melhor Argumento Original, Melhor Fotografia e Melhor Direcção Artística. Além disso, Nuno Lopes arrecadou os prémios de Melhor Ator no Festival de Veneza e no Festival de Cinema de Macau.

“São Jorge” conta a história de Jorge (Nuno Lopes), um pugilista que perdeu o emprego em Portugal nos anos da troika. A mulher, Susana (Mariana Nunes), ameaça regressar ao Brasil com o filho de ambos, Nélson (David Semedo). Jorge consegue um novo trabalho, o de cobrador de dívidas, que o vai mergulhar num mundo de crime e violência. 

SÃO JORGE É SOBRE VIDA NOS ANOS DA TROIKA

São Jorge
São Jorge

“São Jorge”, de Marco Martins (vencedor do prémio de Melhor Realizador no Festival de Cinema de Macau), é um retrato duro da intervenção da troika em Portugal. Crise, que aliás, continua a ser uma problemática no cinema português. Quando recebeu o Prémio Sophia de Melhor Ator, Nuno Lopes mencionou os anos de crise que ainda afetam a cultura em Portugal.

Continuamos a ser desrespeitados constantemente nos atrasos dos concursos e na forma pouco clara como são atribuídos.

“São Jorge” conta ainda com Gonçalo Waddington, Beatriz Batarda e José Raposo no elenco.

De destacar ainda que a primeira primeira série televisiva realizada por Marco Martins, com o título “Sara”, terá estreia no próximo Festival IndieLisboa. O Festival estreará os dois primeiros episódios, numa sessão única, a 3 de maio, às 21h30, no Grande Auditório da Culturgest. A série é protagonizada Beatriz Batarda e Nuno Lopes também está no elenco.

 “São Jorge” estreia a 1 de Maio, terça-feira, às 21h30, no TVCine 1.

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *