Alcarràs © Screenings Funchal

Screenings Funchal | Programação completa para agosto 2022

Desvenda connosco a programação completa dos Screenings Funchal em agosto. Vamos todos à praia e também vamos colher pêssegos. 

O calor continua e as salas de cinema são o lugar certo para se refrescar! Com o mês de agosto prestes a abrir as suas portas, os Screenings Funchal apresentam uma lista de filmes muito cativantes, que promete surpreender os espectadores madeirenses. Temos ida à praia, temos colheita de pêssegos a caminho, como também viagens de carro sem destino e passeios intrínsecos até ao coração das aves. Estas são as maneiras encontradas pelo projeto de cinema independente do Funchal para definir a palavra verão, e nós deste lado, só nos deslumbramos.

Crepúsculo

A programação de agosto dos Screenings Funchal é uma oportunidade de mantermos as idas ao cinema em alta. O mês começa com “Crepúsculo“, o novo filme de Michel Franco protagonizado por Tim Roth. A obra é uma espécie de reinvenção do livro “O Estrangeiro”, publicado por Albert Camus em 1942 – há precisamente 80 anos. O projeto liderado por Pedro Pão termina com “A Ilha dos Pássaros“, da dupla de cineastas Sérgio da Costa e Maya Kosa, que já estiveram em entrevista com a MHD. Este é um pequeno documentário maravilhoso sobre a vida dos pássaros e sobre a cadeia alimentar de cada espécie. Além disso, aborda os desafios de um jovem que começa a trabalhar no zoo onde são os animais são curados. Um projeto tão íntimo de uma dupla de cineastas suíços que atualmente faz de Portugal a sua casa.

Passarão também pelos Screenings Funchal “Estrada Fora“, um abrir de portas ao cinema do iraniano Panah Panahi, que segue as pisadas do pai Jafar Panahi e “Alcarràs“, a nova obra da realizadora Carla Simón vencedora do Urso de Ouro no 72º Festival de Cinema de Berlim. Com esta vitória, “Alcarràs” tornou-se o primeiro filme de língua catalã a consegui-lo. Um recorde que agora pode ser celebrado pelos madeirenses.

A seguir poderás conhecer todos os pormenores sobre os filmes dos Screenings Funchal em agosto 2022. Assiste aos respetivos trailers e prepara-te para a melhor sessão de cinema deste verão. Todos os filmes têm duas sessões semanais (sexta e sábado) nos Cinemas NOS do Fórum Madeira com início às 21h.

05 e 6 de agosto – Crepúsculo

Depois do polémico “Nova Ordem”, de 2020, o mexicano Michel Franco está de volta com este filme com Tim Roth e Charlotte Gainsbourg como protagonistas. O actor britânico faz de Neil Bennett, um londrino rico de férias com a família em Acapulco que é informado de que a sua mãe morreu. Decide abandonar a mulher, interpretada pela actriz franco-britânica, e os dois filhos, ficando sozinho em Acapulco.


12 e 13 de agosto – Estrada Fora

Estreia na realização do iraniano Panah Panahi – filho de Jafar Panahi, com quem costuma trabalhar –, esta comédia dramática acompanha uma família numa viagem de carro por terrenos pouco convidativos. São os pais, os dois filhos e um cão que está doente, e as tensões dentro do carro vão sempre vindo ao de cima. Com Hassan Madjooni, Pantea Panahiha, Rayan Sarlak e Amin Simiar.


19 e 20 de agosto – Alcarràs

Desde tempos imemoriais, a família Solé passa os Verões a colher pêssegos no seu pomar em Alcarràs, uma pequena cidade em Espanha. Mas após a recepção de uma notificação de despejo, a colheita deste ano poderá ser a última. Os novos planos para o terreno implicam o arranque dos pessegueiros e a instalação de painéis solares, o que causa uma cisão no seio da família, até aí muito unida. Pela primeira vez, os Solés enfrentam um futuro incerto e arriscam-se a perder mais do que a sua casa.


26 e 27 de agosto – A Ilha dos Pássaros

Antonin teve um problema grave de saúde que lhe criou dificuldades na interacção social. Numa tentativa de o ajudar a regressar ao mundo e a reaprender a lidar com pessoas, os serviços sociais colocaram-no a trabalhar num centro de reabilitação de aves, em Genebra (Suíça). Lá, ele tem a orientação de Paul, que lhe vai ensinando a tratar dos animais, antes de se despedir do serviço e entrar na reforma. Sentindo-se tão frágil como aqueles que cuida, aos poucos Antonin vai recuperando a sua autoestima. Seleccionado para competir no no IndieLisboa e no Festival de Cinema de Locarno (Suíça), este filme tem assinatura de Maya Kosa e de Sérgio Da Costa, a dupla também responsável por “Antão, O Invisível” (2017) e “Rio Corgo” (2015).

Todas as informações sobre os Screenings poderás conhecer na página oficial. Acompanha todas as novidades e eventuais alterações na programação nas redes sociais do projeto – Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *