"A Mulher Que Fugiu" © © Jeonwonsa Film Co. Production

Screenings Funchal | Junho rima com Hong Sang-Soo

Exibições únicas dos filmes de Hong Sang-Soo dominam o projeto cinematográfico do Screenings Funchal para junho. Conhece as obras.

Os Screenings Funchal em junho apresentam finalmente um ciclo de cinema Hong Sang-Soo. Previamente anunciado para fevereiro, o projeto viu-se na necessidade de adiar a estreia do ciclo de filmes do cineasta coreano na Região Autónoma da Madeira, devido ao encerramento das salas de espectáculos decorrida nos últimos meses.

Cinema de Hong Sang-Soo chega aos Screenings

O ciclo de cinema Hong Sang-Soo é mais uma confirmação da necessidade de trazer ao público madeirense obras distintas às estreias comerciais, aproximando o público de cinematografias poucas vezes discutidas na região, mas igualmente importantes e que têm sido alvo de conferências e discussões junto da comunidade internacional. A melancolia do cinema de Hong Sang-Soo é uma maneira de desvendar os segredos do quotidiano da sociedade asiática e descobrir um cinema da simplicidade, em que os atores interagem sem esforços e naturalmente.

Esta não é a primeira vez em que os Screenings Funchal exibem filmes da Coreia do Sul. No passado, o projeto apresentou ao público madeirense  “Parasitas”, de Bong Joon-ho vencedor de 4 Óscares da Academia na edição decorrida em fevereiro de 2020.

A seguir poderás conhecer todos os filmes do ciclo Hong Sang-Soo que agora chega às salas madeirenses em exibições únicas durante todo o mês de junho. Relembramos-te também aquilo que são os Screenings Funchal abaixo:

O Screenings Funchal resulta de uma parceria com os Cinemas NOS que tem por objectivo defender, impulsionar o cinema, e promover a cultura cinematográfica na Região Autónoma da Madeira. Além do aspecto lúdico da cinefilia, procuramos o estímulo intelectual que o cinema proporciona.

Lê Também:   European Film Challenge | O estranho mundo de Yorgos Lanthimos

A MHD mantêm-te atualizado sobre os Screenings Funchal. Para ficares a conhecer toda a programação entra na página do projeto cinematográfico criado por Pedro Pão. 




Mulher na Praia, 4 e 5 de junho às 19h40

Screenings Funchal
Mulher na Praia © Midas Filmes / Screenings Funchal

Depois de passar oito anos numa casa de correcção, o jovem Spira, de 18 anos, regressa a sua casa, na Reboleira, um bairro de lata nos arredores de Lisboa. Aí, reencontra a família, a casa e os amigos de infância. Entretanto, já homem, é com outros olhos que ele observa a Reboleira, a terra onde cresceu. Há muita coisa que continua igual mas nada é imutável, e mesmo a Reboleira não está a salvo de mudanças. Seleccionado para competir no Festival de Locarno (Suíça), um filme dramático escrito e realizado pelo luso-suíço Basil da Cunha que, na edição de 2020 do Festival IndieLisboa arrecadou os prémios Melhor Longa-Metragem Portuguesa e Árvore da Vida.




O Filme de Oki, 11 a 12 de junho às 20h

Screenings Funchal
“O Filme de Oki” © Midas Filmes / Screenings Funchal

Composto em quatro partes, mostra diferentes momentos na vida e diferentes perspectivas de três personagens que formam um triângulo amoroso: Song, um realizador veterano, agora professor, Jingu, um realizador mais novo e Oki, uma atraente estudante de cinema.




O Dia em que ele chega, 18 a 19 de dezembro, às 20h

Screenings Funchal
“O Dia em Que Ele Chega” © Midas Filmes / Screenings Funchal

Amor Fati vai ao encontro de partes que se completam. São retratos de casais, amigos, famílias e animais com os seus donos. Partilham a intimidade dos dias, os hábitos, as crenças, os gostos e alguns traços físicos. A partir dos seus rostos e da coreografia dos gestos, descobrimos a história que os enlaça. Assente na vida quotidiana, o filme desenha diante dos nossos olhos um coro de afectos e da memória colectiva de um país, convocado o discurso de Aristófanes no Banquete de Platão: Não será a isto que vocês aspiram — a identificarem-se o mais possível um ao outro, de forma a não mais se separarem noite e dia? Se é essa a vossa aspiração, estou disposto a fundir-vos e soldar-vos numa só peça, de tal modo que, em vez de dois, passem a ser um só.




A Mulher que Fugiu, 25 e 26 de junho às 21h

Screenings Funchal
“A Mulher que Fugiu” © Midas Filmes / Screenings Funchal

Uma vaca tenta se convencer de que é feliz. Numa noite, véspera de natal, a vaca confronta-se com uma sensação forte de vazio, algo estranho que ela nunca havia sentido. A crise a faz começar uma jornada por iluminação, em busca do seu verdadeiro eu.

Abaixo assiste à Q&A de Hong Sang-Soo no âmbito da 55ª edição do New York Film Festival, decorrido em 2017, onde o cineasta fala do seu estilo de rodagem e dos filmes lançados na época, entre os quais “Mulher na Praia” que chega aos Screenings Funchal em junho.

Diz-nos nas redes sociais ou nos comentários abaixo qual destas projeções dos Screenings Funchal estás mais interessado em assistir. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *