Sean Baker, realizador de Anora, faz novamente história ao bater este recorde nos Óscares
Depois de Adrien Brody, também Sean Baker, o realizador de “Anora” entrou para a história dos Óscares ao bater um novo recorde.
A cerimónia de entrega dos Óscares deste ano ficou marcada pelo alcance de importantes recordes que fizeram história. A Letónia e o Brasil, por exemplo, conquistaram a sua primeira estatueta dourada de sempre. Também o estilista Paul Tazewell, de “Wicked”, tornou-se no primeiro negro a vencer um Prémio da Academia na categoria de Melhor Guarda-Roupa.
Mas, o maior destaque da noite foi para Adrien Brody, vencedor do Óscar de Melhor Ator pelo filme “O Brutalista”. Durante o seu discurso de aceitação, o artista falou por mais de cinco minutos, entrando para o Livro do Guinness como o discurso mais longo de sempre. No entanto, também Sean Baker, o realizador de “Anora” fez história ao igualar um recorde de Walt Disney.
Sean Baker é a primeira pessoa a vencer quatro Óscares pelo mesmo filme
Durante a 97ª Cerimónia de Entrega dos Óscares, Sean Baker subiu a palco quatro vezes para receber a estatueta dourada. No entanto, até ao lançamento de “Anora” ninguém esperava que o cineasta pudesse vir a fazer parte da lista de nomeados. Mas, a verdade é que Baker conquistou os prémios de Melhor Realizador, Melhor Fotografia, Melhor Argumento Original e Melhor Filme.
Ao conquistar quatro Óscares na mesma noite, Sean Baker tornou-se a primeira pessoa a alcançar este feito. Até ao momento, apenas Walt Disney tinha conseguido esta proeza, em 1954, mas os prémios referiam-se a filmes diferentes. Assim, Baker é o primeiro cineasta galardoado quatro vezes por um mesmo filme, um recorde que fica assim na história dos Prémios da Academia.
O filme “Anora”, que acabou por conquistar também o Óscar de Melhor Atriz, para Mikey Madison, é o oitavo trabalho de Sean Baker no grande ecrã. A longa-metragem fala da relação conturbada entre uma dançarina exótica com o filho de um oligarca russo.
De onde conhecemos o realizador de “Anora”?
Nascido em 1971, Sean Baker estreou-se na realização com a produção do filme “Four Letter Words”, em 2002. Antes disso, o cineasta havia trabalhado como taxista enquanto estudava. Mas, após terminar os seus estudos Baker dedicou-se à sua verdadeira paixão – fazer longas-metragens independentes. Desde então, ao longo dos últimos quase 25 anos de carreira, Sean tem realizado filmes cujas temáticas se focam mais em grupos marginalizados, como os imigrantes e profissionais do sexo.
O filme “Tangerine” (2015), por exemplo, acompanha a história de uma profissional do sexo transgénero que descobre a traição do seu companheiro. Mais tarde, Sean Baker realizou “The Florida Project” (2017), uma longa-metragem que acompanha o crescimento de uma criança pobre nas redondezas do Parque da Disney. Além disso, o cineasta realizou ainda “Red Rocket” (2021), um filme que fala de um ator pornográfico reformado que se começa a interessar por uma jovem menor de idade.
Já conhecias o trabalho de Sean Baker? Viste o filme “Anora”? Qual o teu filme preferido do realizador?