Tudo o que precisas saber a saga Sei o Que Fizeste no Verão Passado
“Sei o Que Fizeste no Verão Passado” marcou uma geração nos anos 90 e está agora de regresso aos cinemas nacionais.
Uma das sagas de terror dos anos 90 mais populares da história do cinema, “Sei o Que Fizeste no Verão Passado” chegou pela primeira vez aos ecrãs em 1997. A estreia do filme decorreu numa altura em que o género de terror estava em queda, mas viu-se revitalizado pelo sucesso de “Gritos” (1996).
Explorando uma história original, onde seguimos um grupo de 4 amigos que tentam esconder um segredo macabro. No entanto, a sua culta e desconforto regressar um ano mais tarde na forma de um impiedoso assassino. Além disso, a presença de alguns dos atores jovens mais populares da altura, como Jennifer Love Hewitt, Sarah Michelle Gellar e Ryan Phillippe, também contribuiu para o sucesso.
Uma trilogia Sei o Que Fizeste no Verão Passado?
Antes da estreia de “Sei o Que Fizeste no Verão Passado” (2025) este verão, a saga já contava com 3 filmes. “Sei o Que Fizeste no Verão Passado” (1997), “Ainda Sei o Que Fizeste no Verão Passado” (1998) e “Vou Sempre Saber o Que Fizeste no Verão Passado” (2006). No entanto, este terceiro filme conta uma história completamente original, sem qualquer relação com os dois primeiros filmes, nem com nenhum dos atores.
Realizado por Sylvain White, este terceiro filme introduz elementos sobrenaturais à saga, acompanhando um assassino que é na verdade um espírito que procura atormentar o grupo de jovens. Além disso, a longa-metragem nunca chegou a passar pelo cinema, estreando diretamente no formato de DVD.
Adaptação rebelde
A saga é inspirada pela obra literária de Lois Duncan. No entanto, a autora sempre se demonstrou descontente com os filmes. Embora o livro tenha ganhado muita popularidade após a estreia do filme, a verdade é que as duas obras não podiam ser mais distintas.
Duncan confessou apor-se à transformação do seu drama para jovens adultos num slasher. Isto deve-se, acima de tudo, ao facto da filha mais nova da autora ter sido vitima de um assassino desconhecido após um ataque violento em 1989. A autora refere que “Como mãe de uma criança assassinada, não acho que a morte violenta seja motivo para gritar e rir”.
Além do meta
O livro de Lois Duncan foi adaptado por Kevin Williamson, o autor responsável por criar “Gritos” (1996). Embora “I Know What You Did Last Summer” tenha chegado ao cinema após o filme meta de Wes Craven, a verdade é que Williamson escreveu a adaptação anos antes. Isto levou Williamson a ser alvo de críticas por um aparente “retrocesso narrativo”.
Porém, a verdade é que o guionista só conseguiu convencer um estúdio a comprar o guião de “I Know What You Did Last Summer” após o sucesso alcançado com “Gritos” (1996).
Aquela cara não me é estranha
O terror sempre foi conhecido por introduzir atores que viriam a tornar-se grandes nomes do cinema ao publico. Exemplo disso é o caso de Johnny Depp em “Pesadelo em Elm Street” e Jennifer Aniston em “O Duende”.
Assim, “Ainda Sei o Que Fizeste no Verão Passado”, conta-nos uma história de evolução e sucesso semelhante. Embora Jack Black já tivesse uma carreira estabelecida em 1997, a verdade é que o ator não era o nome conhecido que é agora. Desta forma, Jack Black aparece, embora sem crédito, no segundo filme da saga, onde interpreta Titus Telesco.
Do cinema à TV
Além das várias adaptações ao cinema, a saga conta também com uma versão televisiva. “I Know What You Did Last Summer” estreou no streaming da Prime Video em 2021 e segue o exemplo do filme original, acompanhando um grupo de amigos que tentam esconder um segredo.
No entanto, esta adaptação televisiva procurou satisfazer os fãs dos filmes e da obra literária, criando um ambiente mais juvenil, mas sem recorrer à violência gratuita.