Seleção MHD | Os Melhores Trailers de 2013

 

Tal como fizemos para os Melhores Posters de 2013, agora fazemos a apresentação daqueles que foram os melhores trailers lançados no decurso deste ano.

Entre quinze pequenos vídeos de apresentação, temos de tudo: filmes que ainda nem sequer estrearam e constituem-se como filmes muito antecipados de 2014, filmes cujos trailers se revelaram enganadores e, por fim, aqueles que mais gostamos –  trailers que são tão bons, mas mesmo assim não chegam à qualidade apresentada pelos seus filmes.

A Vida de Adèle – Capítulos 1 e 2 / La Vie d’Adèle – Chapitres 1 et 2

O trailer americano para “A Vida de Adèle” inicia-se com o silêncio mágico daquele primeiro olhar, e é depois disso que uma versão de “I Follow Rivers” inunda os nossos ouvidos e descreve as imagens que se seguem. É a vida de Adèle: rotineira e romântica mas dura e injusta. E quando as imagens são acompanhadas de uma música tão adequada, ninguém ficará indiferente à sua beleza:

 

A Propósito de Llewyn Davis / Inside Llewyn Davis

Este é um dos últimos trailers de promoção para o novo filme dos irmãos Coen e, na verdade, poderiam estar aqui outros. Só aqui colocamos este (com cerca de três minutos de duração) porque se assume como uma compilação do melhor que os outros tinham apresentado: um arrojado  “Fare Three Well (Dink’s Song)” aqui interpretado por Marcus Mumford e Oscar Isaac que acompanha a jornada de um falhado, recheada de humor negro mas agora misturado com uma dose considerável de melancolia:


A Vida Secreta de Walter Mitty / The Secret Life of Walter Mitty

Quando foi lançado este trailer para o novo filme de Ben Stiller, ouviram-se vozes de que estaríamos na presença de um dos mais belos filmes do ano e num seguro candidato a Óscares. Infelizmente nem tudo se confirmou, mas o primeiro trailer de “A Vida Secreta de Walter Mitty”, ao som de ‘Dirty Paws‘ dos Of Monsters And Men, continua a ser um exemplo na arte dos trailers: simples sem ser revelador e extremamente belo nas imagens que compila e na música que o acompanha:


Don Jon

A história de um viciado em pornografia foi o filme de estreia de Joseph Gordon-Levitt na realização. E se a qualidade dos posters ficou aquém do potencial, o mesmo não pode ser dito do primeiro trailer. Os loops iniciais captam desde logo o nosso interesse mas é devido às deliciosas piadas que se depositam por ali a meio que a nossa atenção é totalmente captada. É certamente um dos mais divertidos trailers (e filmes) do ano:

Lê Também:
Le Mans '66 | 10 Grandes Filmes sobre Automobilismo

Gravidade / Gravity

É tudo muito bonito no início (até a música de Steven Price que se ouve), muito calmo e contemplativo… mas só até ao desastre ocorrer. Um salto de susto seguido um minuto de aflição (parece que ficamos mais aflitos que a própria Sandra Bullock) e…está vendido o filme. Foi só um dos muitos trailers de “Gravidade” mas, por ser o primeiro, o impacto foi ainda maior:


Homem de Aço / Man of Steel

O papel da música nos filmes é, de facto, imprescindível. Mas quando olhamos para o trailer de “Homem de Aço” percebemos que, se a música do filme for boa e for também aplicada no trailer,este só fica a ganhar. O caráter épico do trailer do filme de Zack Snyder ganha muito com a magnífica música de Hans Zimmer. Parecia ser este o filme que nos faria apaixonar novamente pelo Super Homem… não foi exatamente o esperado, mas fica a memória de um grande vídeo de promoção:

 

Lego – O Filme / The Lego Movie

“Um filme sobre Lego(s): o que virá daqui?” – pensávamos muitos de nós antes de espreitar o primeiro trailer. E depois de vermos este divertido e colorido vídeo, ficamos muito mais descansados quanto ao resultado final. O filme só estreia em 2014, mas já tem um ponto a favor: vai ser o primeiro a juntar Batman e Superman num só filme (mesmo antes desse anunciado “Batman vs Superman”):


O Grande Gatsby / The Great Gatsby

Já no ano passado tínhamos colocado na seleção de trailers de 2012 o primeiro trailer do filme de Baz Luhrmann. Com o adiamento do filme para maio deste ano, pudemos relembrar novamente a qualidade ímpar dos seus materiais promocionais. O último trailer de “O Grande Gatsby” recorda uma das melhores bandas sonoras do ano (com Lana del Rey, Beyoncé e Florence) que aqui encaixam na perfeição nas belas imagens que evidenciavam um magnífico trabalho técnico:

O Lobo de Wall Street / The Wolf of Wall Street

Mas isto é um filme de Martin Scorsese? É mesmo! E ou Marty está completamente louco (pouco provável) ou então quer que mergulhemos na loucura que criou para o seu novo filme. “O Lobo de Wall Street” tem um dos trailers mais arrojados do ano e traz-nos um Leonardo DiCaprio em cenas dignas dos mais divertidos gifs e com uma banda sonora absolutamente genial: “Black Skinhead” de Kanye West parece ter sido feita para este trailer.

Rush – Duelo de Rivais

Mais uma vez, Hans Zimmer a elevar a qualidade dos trailers. A rivalidade de Niki Lauda e James Hunt retratada no filme de Ron Howard foi apresentada neste engenhoso primeiro trailer. O som dos motores, as frases em voz off de Chris Hemsworth, a fotografia pálida mas recheada de encarnado, o acidente aparatoso e, claro, “Lost but Won” de Hans Zimmer a marcar o ritmo.

Lê Também:
Le Mans '66 | 10 Grandes Filmes sobre Automobilismo


Só Deus Perdoa / Only God Forgives

Ainda antes da sua decepcionante estreia no Festival de Cannes, Nicolas Winding Refn apresentava-nos o sucessor de “Drive” neste primeiro trailer. Carregado de néon e cores quentes,  revelando uma malvada Kristin Scott Thomas, não poupando na violência e introduzindo uma das frases mais falados do ano (“Wanna Fight?”). Foi pena que, no grande ecrã, o filme não tivesse correspondido às expectativas… e talvez por isso, é justo reconhecer a qualidade do seu trailer:


The Grand Budapest Hotel

Wes Anderson é Wes Anderson. E este trailer de “The Grand Budapest Hotel” é fiel à sua filmografia. Atentem nas simetrias, nas cores, no guarda-roupa, nos cenários, na música e, pois claro, nos diálogos. Um elenco de luxo e um realizador de luxo introduzidos por um dos melhores trailers do ano que perspectiva um dos grandes filmes de 2014:


The Hunger Games: Em Chamas

“Something is Different, I Can See it.” “What Can You See?” “Hope.” E assim está dado o mote para o épico trailer da sequela de “Os Jogos da Fome” que viu o seu orçamento ampliado e que carregou bastante na campanha de marketing. As diferenças devido ao ‘bolso cheio’ são evidentes e colocaram os fãs em alvoroço maior:

Uma História de Amor / Her

Podíamos estar aqui a destacar o primeiro trailer de “Her”, mas a nossa escolha recaiu neste segundo e belo trailer. Ao som de  “Supersymmetry” dos Arcade Fire, o trailer do novo filme de Spike Jonze apresenta uma história de amor pouco comum (entre um homem e um sistema operativo), mas carregada de romance e simbolismo capaz de nos ampliar os sentidos (vejam-se as imagens, os diálogos). E depois tem nele incluído uma das quotes do ano: “Falling in love is a crazy thing to do. It’s kind of like a form of socially acceptable insanity.”

X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido / X-Men: Days of Future Past

Chegamos ao fim e não podíamos deixar de destacar a espetacularidade do trailer de “Days of Future Past”. Depois de “X-Men: O Início” (um dos melhores filmes de super-heróis dos últimos anos), parece que o reino dos mutantes se virou para o lado mais emocional dos seus personagens, em detrimento do show visual. O intenso trailer cruza os mutantes das duas eras num épico e promissor trailer que antecipa um dos filmes mais esperados de 2014:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *