© 2003 - New Line Cinema

O Senhor dos Anéis e O Hobbit ganham versão 4k UDH

Quase vinte anos após o lançamento do primeiro filme da trilogia “O Senhor dos Anéis”, vemos esta obra cinematográfica e a sua prequela ganharem uma nova vida.

Peter Jackson falou sobre o processo de atualização dos filmes e divulgou algumas curiosidades sobre a adaptação dos mesmos para a tecnologia 4K UHD. No vídeo que promove este lançamento, Jackson mencionou que as trilogias não tinham consistência entre elas, devido à constante evolução de técnicas de filmagem e edição ao longo dos anos em que foram produzidas. Por isso, esta iniciativa era exatamente aquilo que toda a equipa precisava para rever e abordar esta questão.

“Foi interessante voltar atrás e revisitar estes filmes porque me apercebi das inconsistências”, disse Jackson. “E isso deve-se realmente à forma como a trilogia foi gravada, há cerca de 20 anos, em 35mm. A colorização foi feita de forma mecânica para o primeiro filme. Depois mudámos para a colorização digital nos dois filmes seguintes, mas ainda em negativos de 35mm”

Contudo, toda a equipa teve o cuidado de respeitar o aspeto cinematográfico existente, mantendo o equilíbrio entre o que podia ser melhorado para 4K e mantido no seu formato original. No fundo, a tentativa da produção foi de que as trilogias parecessem ter sido filmadas ao mesmo tempo, algo que agradou o realizador.

Lê Também:
15 segredos sobre os bastidores de O Senhor dos Anéis

Estes melhoramentos foram uma mais-valia para os filmes, oferecendo a oportunidade a que a nova geração conseguisse ver a saga com um visual mais atual, mas também para todos aqueles que ainda hoje, passados quase vinte anos, os revêm como se tivessem saído ontem. Tal como Peter Jackson mencionou:

Este processo, no meu ponto de vista, não se trata de tornar o filme diferente. Trata-se simplesmente de pegar num filme de 20 anos e torná-lo moderno.

TRAILER | VÊ “O SENHOR DOS ANÉIS – A IRMANDADE DO ANEL” EM 4K!

A par deste lançamento, a Warner Bros. anunciou também que em 2021 sairá uma Edição de Colecionador que contém os seis filmes e conteúdos extra.

Boas notícias para os amantes da saga, que certamente estão empolgados para a rever com qualidade de topo.

Filipa Carvalho

Metade humana, metade geek, tudo culpa do meu avô que todas as semanas, à segunda-feira, me levava ao cinema à sessão da tarde no Fonte Nova. Depois vieram os vizinhos com as NES e as DreamCasts e o bichinho continuou. Adoro uma boa série de comédia que me faça rir, um filme de terror que me deixe assombrada para o resto do dia e um jogo que me tire o sono. Também faço Gameplays no YT e desabafo no Twitter onde... bem.... o que dizer? Vocês conhecem como funciona o Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *