15 segredos sobre os bastidores de O Senhor dos Anéis
Descobre 15 segredos sobre os bastidores de um dos maiores sucessos do cinema, a trilogia O Senhor dos Anéis.
A trilogia “O Senhor dos Anéis” representa um dos projectos mais ambiciosos da história do cinema. Foram três filmes ao longo de 3 anos (2001-2003), que moveram legiões de fãs de J. R. R. Tolkien, e apresentaram outros tantos à Terra-Média. Peter Jackson, o responsável pela obra, destacou-se no mundo da sétima arte por ter ganho quer o reconhecimento dos fãs, quer o da Academia com um total de 17 Óscares, que incluíram o de Melhor Filme para “Senhor dos Anéis – O Regresso do Rei”. Juntos, os três filmes atingiram quase 3 mil milhões de dólares de receita.
Peter Jackson e Fran Walsh já tinham o projecto em mente, mas só em 1995 é que a sua visão se tornou possível graças ao avanço da tecnologia CGI utilizada em “Parque Jurássico”. Contudo, “O Senhor os Anéis” continuou em pré-produção por mais quatro anos, devido a percalços nos bastidores. Só a 11 de Outubro de 1999 é que as filmagens começaram.
A produção de “O Senhor dos Anéis – A Irmandade do Anel” durou um total de 438 dias, entre Outubro de 1999 e Dezembro de 2000. As filmagens decorreram em 150 locais diferentes, juntamente com as cidades de Wellington e Queenstown, na Nova Zelândia. Durante este período, Jackson andava a dormir uma média de 4 horas por dia.
Claro que todo este tempo deu azo a muitas histórias de bastidores, algumas engraçadas, outras nem tanto. Percorre a nossa galeria e descobre 15 segredos por detrás do making-of de “O Senhor dos Anéis”.
15. O TROLL QUE ARAGORN LUTA NA BATALHA FINAL ERA SUPOSTO SER SAURON
No auge da Batalha final de “Senhor dos Anéis – O Regresso do Rei”, Aragorn luta contra um troll gigante, que o atira para o chão antes da fuga no final da cena. Esta luta era suposto ser muito mais dramática, de acordo com Peter Jackson:
Sentimos que Sauron deveria fazer mais do que estar na Torre, que tínhamos de o filmar fora dos Portões. Tínhamos de criar, de alguma forma, um duelo entre Aragorn e Sauron que não estava no livro. Até que nos apercebemos que isso iria contra a personagem de Aragorn… O heroísmo de Aragorn nunca poderia ser determinado por um duelo com um grande vilão. O heroísmo dele reside no sacrifício da sua própria vida pela remota esperança de que Frodo e Sam consigam chegar ao seu destino.
14. SEAN BEAN SUBIA A UMA MONTANHA TODOS OS DIAS PORQUE TINHA MEDO DE VOAR
Sean Bean costumava ter fobia de voar. Durante as filmagens de “O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel”, o ator preferiu subir todos os dias uma montanha carregando a armadura de Boromir, do que entrar num helicóptero.”Eu costuma ter um bocado de medo de voar”, confessou Bean, “Andava o caminho inteiro. Tinha duas horas de atraso em relação a toda a gente, só porque não queria entrar em helicópteros”
Apesar da sua fobia, Sean Bean viu-se obrigado a voa pelo menos uma vez. A cena onde Boromir apanha o Anel foi filmada num dia de neve, num topo de uma montanha no meio de nenhures, cujo acesso tinha de ser feito por helicóptero. “O resto dos rapazes já estavam a filma-la”, comentou Bean nos extras do DVD, “Eu estava agarrado aos assentos a pensar ‘quando é que chegamos’?”.
13. MULHERES COM BARBA FORAM USADAS COMO FIGURANTES
Encontrar figurantes para as filmagens de “O Senhor dos Anéis” foi um verdadeiro desafio. O qual só piorou quando foi necessário desencantar pessoas que também soubessem andar a cavalo. De forma a preencher esta lacuna e as fileiras do exército de Rohan, a equipa de Jackson contratou figurantes do sexo feminino para interpretar cavaleiros. Para tal, as figurantes tiveram de utilizar barbas falsas.
Viggo Mortensen defendeu esta escolha afirmado na Edição Especial de “Senhor dos Anéis: As Duas Torres”
Existem mulheres com bastante perícia na arte da equitação na Nova Zelândia, seria um erro não aproveitar tal vantagem. Algumas das mulheres andavam tão bem ou melhor a cavalo que os homens, o que às vezes se tornava um bocado confuso.”
Claro que o seu colega Dominic Monaghan não deixou esta frase escapar impune, acrescentando que “Viggo tornou-se bastante próximo de um dos homens de Rohan, que afinal era uma mulher. Eu sempre soube que Viggo tinha bom gosto”.
12. UMA CENA FOI CORTADA PORQUE O SET FOI DESTRUÍDO POR UMA INUNDAÇÃO
Tendo em conta o intenso horário de filmagens, com as gravações a alternarem constantemente entre localizações exteriores e interiores, é de admirar como é que apenas uma cena de “O Senhor dos Anéis” foi afectada por condições climatéricas.
Peter Jackson tinha preparado uma elaborada cena para a parte final da “Irmandade do Anel”, onde a irmandade era emboscada por um grupo de orcs. No entanto, essa cena foi literalmente por água a baixo, pois grande parte do set foi destruído por uma inundação.
“Tínhamos todo o tipo de acção planeada com barcos a virarem… e o barco de Legolas a virar, enquanto o Elfo – apoiado apenas nas extremidades do barco – disparava setas contra os orcs”, descreveu Jackson.
11. SEAN BEAN ESTAVA A LER O GUIÃO DURANTE O CONSELHO DE ELROND
O guião de “O Senhor dos Anéis” estava a ser constantemente revisto, mesmo durante as gravações. Desta forma, os atores não tinham outro remédio se não decorar as linhas à pressa e improvisar.
Nós alteramos o longo discurso de Boromir sobre Mordor até à última da hora, e só o entregamos a Sean Bean no dia da filmagem. Sean foi bastante astuto perante a situação – se prestarmos atenção, podemos ver que ele inclina ocasionalmente a cabeça como se estivesse a lidar com os horrores de Mordor. Na realidade, tínhamos acabado de colocar uma nova página no seu colo! Quando terminamos os vários takes e uns quantos ângulos de filmagem diferentes, Sean já tinha decorado o guião, e foram maioritariamente esses takes que foram utilizados para a versão final. (comentário de Jackson na sua página de Facebook)
10. ORLANDO BLOOM PARTIU VÁRIAS COSTELAS DURANTE AS FILMAGENS
Devido ao rigoroso timing de filmagens e ao número de cenas que eram gravadas no exterior, existiram algumas baixas durante as filmas de “O Senhor dos Anéis”. Orlando Bloom foi, provavelmente, o mais afectado.
Agora estou a falar a sério, não houve ninguém que não de magoasse neste filme”, comentou Dominic Monaghan nos extras do DVD, “Todos ganhamos cicatrizes. Todos passamos por um tipo de dor física. O Orlando caiu do cavalo e levou ainda com o maciço duplo de Gimli em cima, partindo-lhe a costela.
Como é óbvio, Bloom sentiu a necessidade de ripostar Monaghan. “Eu ganhei um ferimento. Fui o primeiro a ter um ferimento e acho que os hobbits ficaram com um bocado de ciúmes por não ter essa oportunidade. Nunca lhes foi dada a oportunidade de cair de um cavalo e partir uma costela”, brincou o ator.
9. SEAN ASTIN TEVE DE SER LEVADO PARA O HOSPITAL DE AVIÃO DURANTE AS FILMAGENS
Sean Astin também não escapou ileso a “Senhor dos Anéis”. Na cena em que Sam e Frodo deixam a irmandade, Astin cortou acidentalmente o pé num bocado de vidro.
Estou a correr pela vida e entro dentro do rio, assim que ponho o pé dentro de água, sinto uma dor aguda”, Astin relembra nos extras do DVD, “Agarrei o barco e olhei para baixo…doía tanto”
Jackson comentou que lembra-se bem da cena em causa, pois o local de gravações estava a uma hora de carro da cidade, pelo que perante a emergência não tiveram outra alternativa que não chamar um helicóptero.
8. JOHN RHYS-DAVIES TEVE UMA GRAVE REACÇÃO ALÉRGICA ON-SET
Ao passo que o resto dos atores lidavam com ferimentos esporádicos, John Rys-Davies suportava uma agressão e desconforto diário. O Glimi de “O Senhor dos Anéis” tinha de lidar todos os dias com a reacção alérgica à sua máscara. As próteses faziam com que a sua pele entrasse diariamente em erupção.
A dor causada pela alergia foi de tal forma grave, que John Rhys-Davies teve de recusar voltar a Glimi para “O Hobbit”. “Já me tinham oferecido essa oportunidade [regressar à Terra Média], mas para ser honesto não o faria”, admitiu John Rhy-Davies à revista Empire, “Já exclui essa hipótese por completo. Existe um lado sentimental em mim que adoraria regressar. Mas não sei se a minha cara iria suportar o castigo novamente.”
7. VIGGO MORTENSEN PARTIU O DEDO DO PÉ ENQUANTO ESTAVA SER FILMADO
Na cena em que Aragorn, Legolas e Gimli se deparam com uma pilha de orcs em chamas pensando que seriam os corpos de Merry e Pippin, Aragorn liberta um grito de frustração e chuta um capacete. Bom, esse grito foi de dor real, pois Viggo Mortensen partiu o dedo do pé com o chuto.
Eu pensei, ‘wow isto é forte’. Este é Aragorn num momento de sofrimento completo pelo que pensa que aconteceu”, relembra Jackson nos extras do DVD, “Ele não disse nada, mas descobrimos que Viggo tinha na realidade partido dois dedos do pé. Normalmente, um ator diria ‘cortem, cortem, magoei-me’. Viggo transformou a dor em performance. Ele permaneceu na personagem. Ele estava a deixar que a dor real comandasse o seu desempenho.”
6. EXISTIU UM ATOR QUE DEMORAVA 16 HORAS A SER CARACTERIZADO
O duplo Greg Lane desempenho vários papéis ao longo da trilogia. Lane foi o duplo de Christopher Lee durante a luta entre feiticeiros (Saruman vs. Gandalf), deu corpo a Isildur enquanto este flutuava rio abaixo com setas nas costas, mas, o seu papel mais famoso foi enquanto o orc berserker. O Orc que ficou reconhecido pela sua corrida envergando uma tocha que detonaria as minas por de baixo de Helm’s Deep.
Na preparação para entrar nesta personagem, Lane suportava 16 horas de maquilhagem, próteses e guarda-roupa. O duplo começava este processo por volta das 14horas, para estar pronto a filmar perto das 2 da manhã. Após se tornar no temível orc berserker, Lane apercebeu-se que para além da tocha ser demasiado pesada, também teria de ter cuidado para a chama não queimar ninguém, enquanto corria.
5. EXISTIU OUTRO ATOR A FILMAR AS CENAS DE ARAGORN
Hoje em dia, Viggo Mortensen permanece na nossa memória enquanto Aragorn. Pelo que nos parece impossível imaginar qualquer outro ator no seu lugar. No entanto, tal quase aconteceu, porque inicialmente Peter Jackson escolheu outro ator para o papel.
Stuart Townsend, de origem irlandesa, foi o ator originalmente selecionado para interpretar o líder dos Homens. No entanto, após dois dias de filmagem, Jackson apercebeu-se que o ator era demasiado novo para o personagem. Na altura, esta decisão levantou um véu de especulações sobre o estado da produção, com muitos a acharem que seria um sinal do que estava para vir.
No entanto, Jackson e a sua equipa agiram de forma quase imediata, tendo começado a negociar com Viggo Mortensen, mal Townsend saiu. Mortensen entrou na produção rapidamente, pelo que as filmagens foram momentaneamente interrompidas.
4. OS ATORES QUE FORMARAM A IRMANDADE FIZERAM TATUAGENS A CONDIZER
Depois de terem passado quase quatro anos juntos, os membros da Irmandade do Anel decidiram que queriam algo que imortalizasse a sua jornada.
Fizemos todos a mesma – a palavra ‘nove’ em Elfico – porque isso é o que somos, nome”, explicou Viggo Mortensen na revista do Clube de Fãs Oficial de LOTR, em 2002, “Fui à loja de tatuagens umas quantas vezes, mostrei-lhe o desenho e assim. Não referi nada sobre o Ian McKellen ou quem pudesse ir. Ele simplesmente tatuou-nos. Encontrámo-nos todos uma manhã, foi um evento bastante interessante, e eu adorei. Meio-dia. Para minha surpresa todos apareceram. Combina com as outras cicatrizes que ganhámos.
Um dos atores, John Rhys-Davies, decidiu não fazer a tatuagem. “A tatuagem já estava desenhada, mas como sou um ator profissional, quando existe alguma coisa perigosa ou que envolva sangue, eu envio o meu duplo,” comentou Davies.
3. PROBLEMAS COM ANIMAIS
Os atores e duplos não foram os únicos a sofrer com a produção de “O Senhor os Anéis”. As intensas gravações também levaram a melhor o talento animal. Nenhum dos animais foi ferido durante as filmagens, mas existiram algumas baixas no abrigo temporário construído para os mais de 150 animais. No total, 27 animais, entre cavalos, cabras, galinhas e uma ovelha morreram durante a produção.
2. VIGGO MORTENSEN DAVA CABEÇADAS NAS PESSOAS
O ambiente nos bastidores de “O Senhor dos Anéis” ficou reconhecido pela camaradagem e laços estabelecidos entre toda a equipa. Foram criados vários rituais e piadas privadas. Um desses rituais, da autoria de Viggo Mortensen, talvez seja um pouco bizarro.
“Ele não sente a dor. Ele não a reconhece.”, explicou Billy Boyd enquanto descrevia o peculiar cumprimento de Mortensen. Ao que parece o ator apresentava-se dando uma cabeçada na outra pessoa. “Todas as vezes que nos encontrávamos, apertávamos as mãos e depois dávamos uma pequena cabeçada”, comentou Sala Baker, um dos duplos do filme.
“Olhando para trás, agora parece um bocado parvo”, Mortensen confessa, “um grupo de homens feitos às cabeçadas uns com os outros, cada vez que se encontravam na Nova Zelândia. Na estreia, quando encontrei Sala, bam, imediatamente”.
1. PETER JACKSON PEDIU AJUDA AOS ILUSTRADORES DE TOLKIEN
“O Senhor dos Anéis” foi um filme meticulosamente desenhado. Todas as partes da trilogia eram cuidadosamente planeadas e coreografadas antes das filmagens começarem. Quando começou a construir a sua visão da Terra Média, Peter Jackson considerou que seria importante reconhecer as pessoas que estiveram envolvidas no passado:
Basicamente começaras a pensar no aspecto dos sítios e personagens e apercebeste que estás a olhar para 40 anos de arte. De todas as ilustrações, as que mais nos impressionaram foram as de Alan Lee e John Howe. Por isso, pensei que seria óptimo tê-los envolvidos enquanto artistas conceptuais.
Jackson teve de fazer um bom esforço não só para encontrar John Howe e Alan Lee (que é uma pessoa bastante introvertida), mas também para os convencer a voarem para a Nova Zelândia.
Já conhecias todos estes episódios?
[tps_footer]
[/tps_footer]
Pingback:Gêneros Literários: Fantásia – Quanto a mim