Minissérie de 6 episódios baseada numa história real já é a mais vista da Netflix
Chegou nos últimos dias ao catálogo português e mundial uma nova minissérie de seis episódios que já é a mais vista da Netflix em Portugal: “Senna”.
Sumário
- “Senna”, a nova minissérie da Netflix, conta a história do icónico piloto brasileiro Ayrton Senna;
- Esta produção baseada numa história real é a mais vista em Portugal e ocupa o terceiro lugar a nível mundial;
- Kaya Scodelario, Gabriel Leone e Matt Mella são os grandes protagonistas desta minissérie de seis episódios.
A Netflix lançou recentemente “Senna“, uma minissérie biográfica que explora a vida de Ayrton Senna, o lendário piloto brasileiro de Fórmula 1. Desde a sua estreia a 29 de novembro de 2024, a produção tornou-se um sucesso instantâneo, posicionando-se como a mais vista em Portugal e a terceira mais assistida globalmente na plataforma de streaming.
A realização desta tão aguardada produção ficou a cargo de Vicente Amorim, cineasta que já trabalhou em outras produções de relevo no panorama brasileiro como “A Divisão“. A produção resulta de uma colaboração entre a Netflix e estúdios brasileiros, garantindo assim uma grande autenticidade ao retratar o legado de Senna. Kaya Scodelario (“Senhores do Crime: A Série“), Gabriel Leone (“Verdades Secretas”) e Matt Mella (“The Winter King”) são os protagonistas desta minissérie.
Eis o enredo de Senna
Acompanha a trajetória de Ayrton Senna desde o início da sua carreira no karting até à Fórmula 1, onde se destacou como tricampeão mundial. A narrativa mistura eventos históricos com elementos ficcionais, mostrando a vida pessoal e profissional do piloto. A série culmina no fatídico Grande Prémio de San Marino, em 1994, em Imola, Itália, que marcou a trágica morte de Senna. Filmada em locais como Brasil, Argentina, Irlanda e Uruguai, a minissérie oferece uma visão intimista da jornada de um ícone do automobilismo.
O que diz a crítica?
Apesar do sucesso de visualizações, a verdade é que está a ser arrasada pelos críticos. No Rotten Tomatoes soma uns muito pobres 20% entre os entendidos. “Trata-se de um elogio direto ao grande desportista, que o faz parecer uma personagem mais simples do que na realidade era, e que relega todos os intervenientes na sua vida a uma caricatura plana”, escreve o The Guardian, que atribui apenas duas estrelas.
“Senna está no seu melhor quando deixa Gabriel Leone fazer o seu trabalho, mas fora isso, a série limitada da Netflix é muito pouco memorável e não oferece nenhuma visão sobre o motivo pelo qual o seu tema se tornou uma criatura quase mítica no Brasil”, escreve o Collider, que atribui uma nota de cinco em dez.
És fã de produções com base em histórias reais? Qual a tua preferida da Netflix?